Coimbra  24 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mealhada, Mortágua e Penacova “transformam” Invasões Francesas em produto turístico

27 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Mealhada, Mortágua e Penacova “transformam” Invasões Francesas em produto turístico

No fim-de-semana em que se assinalaram os 210 anos da Batalha do Bussaco, Mealhada, Mortágua e Penacova receberam um vasto programa comemorativo.

O destaque foi para a presença de Charles Bonaparte, descendente de Napoleão Bonaparte e presidente da Federação Europeia de Cidades Napoleónicas, que visitou os três concelhos da Região de Coimbra por onde passaram as tropas durante as Invasões Francesas.

Este domingo (27) ficou marcado pela assinatura do protocolo que permite que o “NAPOCTEP”, projecto aprovado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal “Interreg POCTEP” e que visa desenvolver um produto turístico diferenciado e sustentável baseado na herança cultural relacionada com as Invasões Francesas, passe a integrar os itinerários “Destination Napoleon” da Fundação Europeia das Cidades Napoleónicas, um itinerário europeu reconhecido pelo Conselho da Europa, alavancado e projectando internacionalmente esta região.

Durante a sessão, que foi precedida pelas cerimónias oficiais militares, foi apresentado o vídeo “De Almeida ao Bussaco: na Rota das Invasões Francesas”, considerado o primeiro passo para a promoção das rotas transfronteiriças relacionadas com estas Invasões.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra é líder do projecto “NAPOCTEP”, contando com a participação de parceiros portugueses e espanhóis.