Coimbra  14 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mealhada dá 20 000 euros à Freguesia do Luso para aquisição de máquina basculante

9 de Abril 2021 Jornal Campeão: Mealhada dá 20 000 euros à Freguesia do Luso para aquisição de máquina basculante

A Câmara Municipal da Mealhada aprovou, na última reunião do Executivo, a atribuição de um subsídio de 20 000 euros à Junta de Freguesia de Luso, para a aquisição de uma máquina basculante (dumper).

O aparelho servirá para auxiliar os funcionários na limpeza/manutenção de jardins, valetas e linhas de água, e nas operações de protecção civil e socorro da população em situações de emergência.

Para o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, “este é um equipamento fundamental no apoio às tarefas realizadas pelos trabalhadores da Junta de Freguesia de Luso, dada a importância de acautelar a limpeza/manutenção dos espaços e, desta forma, prevenir ou minimizar os efeitos, cada vez mais recorrentes, de catástrofes, ao nível de incêndios e condições climatéricas adversas”.

Já a Junta de Freguesia do Luso admite que a aquisição irá traduzir-se num “reforço de peso para a equipa, capacitando-a, sempre que necessário, para intervir com rapidez e meios adequados, sendo também uma aposta clara na autonomia dos serviços”.

Recorde-se que a Junta de Freguesia de Luso solicitou apoio financeiro à Câmara Municipal da Mealhada para a aquisição de um dumper 4X4, com pá frontal e um pequeno braço de retroescavadora, no âmbito do apoio às freguesias no quadro da promoção e salvaguarda do interesse da população, consagrado na Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro.

Na mesma reunião de Câmara, o Executivo aprovou a atribuição de uma verba de 20 000 euros às freguesias de Barcouço, Casal Comba, Luso, Pampilhosa, Vacariça e União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, para reforço, ainda em 2021, da capacidade de prossecução das suas competências materiais, no valor total de 120 000 euros. A proposta vai agora ser submetida à Assembleia Municipal da Mealhada.