Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mealhada: Comunica-te Jovem! aborda o tráfico de seres humanos na edição de Inverno

26 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: Mealhada: Comunica-te Jovem! aborda o tráfico de seres humanos na edição de Inverno

A edição de Inverno do evento “Comunica-te Jovem!”, um espaço dinamizado pela Juventude Zona 231 e pela Equipa para a Igualdade na Vida Local, está marcada para o dia 23 de Fevereiro no Cineteatro Messias, Mealhada. Este ano o tema escolhido para debate será o tráfico de seres humanos.

Após abordar temas como sustentabilidade, ambiente, cultura, cidadania, direitos humanos e igualdade de género em edições anteriores, o “Comunica-te Jovem!” pretende explorar as diversas facetas do tráfico de seres humanos. Os participantes serão convidados a discutir tópicos como sinalização/denúncia, centros de acolhimento e protecção para vítimas, incluindo crianças, jovens e vítimas do sexo masculino, bem como o papel da tecnologia neste fenómeno.

O evento seguirá o método de world café, com mesas dinamizadas por convidados especializados, incluindo Vera Carnapete da Associação para o Planeamento da Família, Marco Carvalho da Saúde em Português, Constança Páris e Camila Marques da He for She Coimbra, e Ana Rita Brito da Akto – Direitos Humanos e Democracia.

Desde a sua criação em 2021 pelo Sector da Juventude (Gabinete de Inovação e Juventude), o “Comunica-te Jovem!” tem como objectivo desafiar os jovens a explorar temas relevantes e de seu interesse, promovendo um ambiente informal e de partilha característico do projecto Juventude Zona 231.

Paralelamente, de 19 a 26 de Fevereiro, o Cineteatro Messias será palco da exposição de fotografia “Também acontece aqui”, da autoria de Hugo Pinheiro. Integrada no projecto “Mercadoria Humana 4 – Projecto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos” da associação Saúde em Português, a exposição destaca várias formas de exploração, incluindo trabalho laboral, agricultura, construção civil, futebol, pastorícia, exploração sexual, mendicidade forçada e servidão doméstica.

Hugo Silva, vereador com o pelouro da Juventude, destaca a importância do tema, afirmando: “Este é, de facto, um tema intenso e muito actual para o qual é imperioso os nossos jovens estarem despertos e atentos. Esperamos, por isso, uma grande participação, como de resto tem acontecido nas edições do Comunica-te Jovem!”.

As inscrições para o evento podem ser feitas através da hiperligação: https://bit.ly/comunicate_fev24 .