Coimbra  29 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mealhada: Centro de Interpretação Ambiental cria voluntariado “brigada altambiente”

4 de Julho 2023 Jornal Campeão: Mealhada: Centro de Interpretação Ambiental cria voluntariado “brigada altambiente”

O Centro de Interpretação Ambiental vai realizar, entre 17 de Julho e 11 de Agosto, a “Brigada AltAmbiente”, no Parque da Cidade da Mealhada. O programa de voluntariado, direccionado para jovens entre os 14 e os 30 anos, visa promover práticas no âmbito da protecção ambiental.

Entre as 8h30 e as 13h30, o Parque da Cidade da Mealhada vai ser o palco das acções de voluntariado do programa “Brigada AltAmbiente”, que está ao encargo do Centro de Interpretação Ambiental. As actividades estão inseridas no “Programa de Voluntariado Jovem Para a Natureza e Florestas”, do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), um programa direccionado a 12 jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, que visa promover práticas no âmbito da protecção da natureza, florestas e respectivos ecossistemas, através da sensibilização e da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes e da monitorização e recuperação de territórios afectados.

As acções terão início no Centro de Interpretação Ambiental, no Parque da Cidade da Mealhada, onde será feita uma abordagem teórica com o objectivo de motivar os jovens para o conhecimento e valorização do património natural da região, sensibilizando-os para a sua defesa. Ao longo de 20 dias, os jovens, acompanhados por profissionais, farão trabalhos de limpeza e manutenção do Parque da Cidade; controlo de espécies invasoras; e sensibilização da população para a adopção de práticas que promovam a economia circular, em particular a compostagem caseira.

Os jovens terão direito a 12 euros por cada manhã e seguro de acidentes pessoais. As inscrições podem ser efectuadas em https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/.