Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mealhada avança no “PROVERE- Termas do Centro”

23 de Março 2022 Jornal Campeão: Mealhada avança no “PROVERE- Termas do Centro”

A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião de Executivo municipal, a passagem à segunda etapa do projecto PROVERE – Termas do Centro, tendo em vista a valorização das Termas de Luso.

A adesão ao PROVERE já havia sido aprovada em 2019, mas o projecto entra agora na sua fase principal de concretização. Este Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos – Valorização das Estâncias Termais da Região Centro pressupõe benefícios para o território e para a Estância Termal de Luso em termos de recursos financeiros e de investimento, nomeadamente em animação. Estão previstas acções como instalação de geocaches, integrando o Circuito de Geocaching das Termas Centro, bem como actividades de arte para a infância, o “Termas Centro Jazz Tour”, a produção de conteúdos digitais e digitalização do balneário para permitir visitas 3D, o programa “Dança com as Termas”, o “Story Telling” nas termas, concurso de fotografia, o banho Santo e Dia Oficial das Termas e o Roteiro Regional de Alimentação Saudável.

A adesão do Município da Mealhada tem um custo de quotização de cerca de 16.670 euros, sendo este repartido, de igual forma, entre a Autarquia e o Grande Hotel de Luso e Termas de Luso (cerca de 8.345 euros).

O PROVERE assenta na existência de um consórcio constituído por concessionários ou titulares de estabelecimentos termais, hotéis, restaurantes empresas de animação turística e outras instituições ligadas à fileira termal, e tem como líder a Associação Termas de Portugal.

Na mesma reunião, o Executivo municipal aprovou o pagamento de uma quota extraordinária à Rota da Bairrada no âmbito da recuperação financeira decorrente da covid-19. Esta quota é no valor de 2.500 euros.