Coimbra  8 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mealhada apresenta “Academia Ubuntu” para transmitir valores da paz e diálogo

23 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Mealhada apresenta “Academia Ubuntu” para transmitir valores da paz e diálogo

A Câmara da Mealhada anunciou hoje que vai apresentar a “Academia de Líderes Ubuntu Escolas – Mealhada”, que tem como objectivo “transmitir às gerações mais novas os valores da paz, da cooperação e do diálogo”.

A iniciativa está orçada em 18 000 euros e resulta de um protocolo entre esta autarquia do distrito de Aveiro e o Instituto Padre António Vieira (IPAV) e o Agrupamento de Escolas de Mealhada.

O projecto foi aprovado para os anos lectivos 2020/2021, 2021/2022 e 2022/2023.

É apresentado no dia 03 de Março à comunidade educativa, às 17h00, de forma remota.

O projecto está destinado a cerca de 60 jovens, com idades entre os 14 e os 18 anos. A acção tem por base a “filosofia e método Ubuntu”, inspirado em personalidades como “Nelson Mandela, Martin Luther King e Malala Yousafzai”.

O programa “irá desenvolver e promover as competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade”, e visa também “a formação e acompanhamento de 15 educadores/professores”, explicou o Município.

O desafio de implementar esta iniciativa surge na sequência do “projecto de criação do Bosque Madiba, na Mata Nacional do Buçaco”.

O presidente da Câmara da Mealhada, Rui Marqueiro, assumiu a intenção de “desenvolver um programa de Educação para a Cidadania” para “celebrar a vida e o legado de Nelson Mandela e de transmitir às gerações mais novas os valores da paz, da cooperação e do diálogo”.

O projecto “Academia de Líderes Ubuntu” passa uma “filosofia humanista, transversal e independente de qualquer país, cultura, religião ou afiliação política” e foca-se no “bem comum e na consciência” de cada participante procurar “gerar consenso e mobilizar a vontade colectiva na procura de soluções para problemas concretos”.

Para participar na sessão de apresentação do projecto, deve ser formalizada a inscrição até 01 de Março, através do formulário tinyurl.com/sessaoacademiaubuntumea.