Coimbra  30 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mealhada apoia restauro de duas igrejas e paga instrumentos de escola que ardeu

8 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Mealhada apoia restauro de duas igrejas e paga instrumentos de escola que ardeu

Mealhada apoia restauro de duas igrejas e paga instrumentos de escola que ardeu

A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião de Executivo Municipal, cerca de 13 400 euros para apoiar as obras de restauro da Igreja de Casal Comba e para a requalificação da Igreja Matriz da Mealhada. Na mesma reunião aprovou a atribuição de 10 351 euros à escola de samba “Sócios da Mangueira” para aquisição de instrumentos.

“É urgente dotar a escola de samba dos instrumentos que compõem a bateria para que o grupo possa, com as suas actuações, com os seus espectáculos, obter receitas”, explicou Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, a propósito da proposta de apoio a esta escola, cuja sede ardeu totalmente, com o recheio (fatos, instrumentos, documentação, etc.),  no passado dia 09 de Agosto.

O subsídio, que foi aprovado por unanimidade, corresponde ao levantamento feito pela própria escola para a aquisição dos instrumentos.

O Executivo aprovou também 8 258 euros para a Paróquia de Sant’Ana realizar obras de impermeabilização da cobertura e substituição do sistema de ar condicionado na Igreja da Mealhada.

Já a Fábrica da Igreja Paroquial de Casal Comba receberá 4 890 euros para restauro do exterior do templo local.

Na mesma reunião, o Executivo deferiu também, por unanimidade, o pedido de apoio de 3 600 euros feito pela CADES – Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social para pagamento de um espaço físico, por um ano, para a associação desenvolver a sua actividade.

 

Câmara também lançou concurso de ideias para denominação e imagem da bicicleta partilhada

A Câmara da Mealhada aprovou na mesma reunião o lançamento do Concurso de Ideias para a Denominação e Imagem da Bicicleta Partilhada, uma iniciativa desenvolvida no âmbito do “Mealhada Bike Lab – laboratório da bicicleta”, que visa a implementação de um sistema de bikesharing colaborativo, envolvendo a autarquia, as escolas locais, as empresas, as associações, ‘experts’ da bicicleta e a comunidade em geral.

Este concurso, que decorre até dia 02 de Outubro, é dirigido a jovens ou grupos de jovens, com idades entre os 14 e os 35 anos naturais, residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho da Mealhada. Cada candidato, individual ou em grupo, só pode apresentar uma proposta a concurso.

O Concurso de Ideias para a Denominação e Layout da Bicicleta Partilhada de Mealhada, financiado pelo Fundo Ambiental, tem em consideração as características do território do concelho, pelo que o sistema a instalar será de bicicletas convencionais.

À proposta vencedora será atribuído um prémio e esta será a imagem do projecto-piloto de bicicletas partilhadas do Município.

Às propostas classificadas em 2.º e 3.º lugar serão atribuídas menções honrosas. Às restantes propostas, um Certificado de Finalista, com a classificação atribuída pelo júri do concurso, enviado para o email fornecido na candidatura.

Após as fases de apresentação e avaliação das propostas, segue-se a fase de votação pública (de 09 a 18 e Outubro), estando prevista a divulgação dos resultados no dia 20 de Outubro.

As candidaturas terão de ser submetidas até às 23h59m do dia 02 de Outubro de 2020, para o email oparticipativo@cm-mealhada.pt e mais informações estão disponíveis em www.cm-mealhada.pt.