Coimbra  13 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mealhada: Animação luso-brasileira na Bairrada

25 de Fevereiro 2017 Jornal Campeão: Mealhada: Animação luso-brasileira na Bairrada

O Carnaval Luso-brasileiro da Bairrada está de regresso às origem, ao centro da cidade da Mealhada, com os grandes desfiles a realizarem-se amanhã (domingo) e na terça-feira (dia 28), com início às 14h30.

O actor Bruno Cabrerizo, que actualmente é o “Laurentino” na novela da TVI “Ouro Verde”, é o “rei” do Carnaval da Mealhada, que volta a ter como protagonista um brasileiro. A apresentadora da MTV Diana Taveira foi a escolhida para “rainha”, referindo trata-se de um regresso a casa. “É zona que conheço muito bem, porque estudei cinco anos em Coimbra e adoro a região, por isso quando me fizeram o convite não pensei duas vezes”, disse.

“Adoro o Carnaval, desde pequena que vivo esta época de forma muito intensa. Começo a preparar sempre os fatos com dois meses de antecedência, porque gosto de fazer tudo. Tudo tem de estar perfeito, é uma data que toda a minha família leva muito a sério”, acrescenta Diana Taveira.

Para a organização “é um orgulho ter duas caras jovens no trono do Carnaval mais famoso do país e tentar assim que esta celebração, apesar de ser muito tradicional, continue a atrair pessoas de todas as idades”.

O Carnaval da Mealhada está enraizado na alma da gente bairradina, é hoje um dos maiores festejos da região e para isso tem contribuído a muita dedicação e o esforço dos seus organizadores e participantes, agrupados, desde 1979, na Associação de Carnaval da Bairrada.

Para o presidente da Direcção da Associação do Carnaval da Bairrada, Alexandre Oliveira, “o centro da Mealhada é o local de onde nunca deveria ter saído, pois é aí que se tornou e é recordado como sendo um dos melhores carnavais de Portugal”.

Este ano voltará a haver, também, uma tenda de animação nocturna, de amanhã (sexta-feira) a terça-feira de Carnaval, assim como já se tem realizado a apresentação das escolas de Samba que irão desfilar no corso.

Já no passado sábado (dia 18), a cidade da Mealhada encheu-se para ver passar o “Carnaval de Trapalhão, um evento “de brincadeira”, organizado pela Associação de Carnaval da Bairrada, que trouxe às ruas muita animação e cerca de 500 pessoas.

A iniciativa, que deu o arranque oficial do Carnaval Luso-brasileiro da Bairrada, teve início junto à zona das Pedrinhas, perto do Centro Escolar da Mealhada, e só terminou junto ao Tribunal da Mealhada. Maioritariamente mascarados, o público misturou-se com os foliões do desfile e, no final, a organização ofereceu um pernil aos participantes.

A festa segue agora rumo ao fim-de-semana, com a apresentação das escolas de samba a acontecer amanhã, na tenda “gigante”, local onde está agendada uma panóplia de actuações durante cinco noites.

Os corsos do Carnaval da Mealhada terão cerca de 1 000 foliões, grupos de animação, de sátira e quatro escolas de samba. Os temas são “Herman José e o seu percurso artístico”, no caso do Batuque; “Per Fumum! Algo no ar”, com um apelo à inspiração da escola Sócios da Mangueira; “De onde vim.. para onde vou?”, dos Amigos da Tijuca; e a “Real Imperatriz é uma força da Natureza”, da escola Real Imperatriz.