Coimbra  21 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mealhada adere à Semana Europeia da Mobilidade

18 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Mealhada adere à Semana Europeia da Mobilidade

O Município da Mealhada aderiu à 19.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade (SEM 2020) e à 21.ª edição do Dia Europeu Sem Carros, cujo tema central é “Emissões Zero, Mobilidade para Todos”, que decorrem de 16 a 22 de Setembro de 2020.

O tema deste ano reflecte o ambicioso objectivo da União Europeia em ser “o primeiro continente neutro em termos de clima até 2050” e pretende destacar a importância de um acesso a transportes zero emissões e à promoção da mobilidade inclusiva.

O Município da Mealhada, de acordo com a sua estratégia para a sustentabilidade e dos compromissos que assumiu com a subscrição no Pacto de Autarcas para a Energia e Clima 2030, percorre o caminho para a descarbonização das comunidades, promovendo um leque abrangente de iniciativas, destacando-se o projecto “Mealhada +: bicicleta, educação e sustentabilidade”, financiado pelo Fundo Ambiental, onde se insere um número significativo das actividades a desenvolver na SEM 2020.

Uma das actividades é a promoção do Concurso de Ideias para a imagem e denominação da bicicleta partilhada de Mealhada, uma iniciativa desenvolvida dentro do “Mealhada Bike Lab – laboratório da bicicleta”, financiado pelo Fundo Ambiental, que visa a implementação de um sistema de ‘bikesharing’ colaborativo, envolvendo a autarquia, as escolas locais, as empresas e ‘experts’ da bicicleta.

O Centro de Interpretação Ambiental irá dinamizar “BioCaminhada no Parque”, que consiste num circuito circular de dois quilómetros, acessível a pessoas com mobilidade reduzida, de cadeira de rodas e carrinhos de bebé, com o objectivo de alertar para a biodiversidade do Parque da Cidade de Mealhada. Esta biocaminhada é gratuita, com um número de participantes limitado a 10 pessoas e realiza-se todos os dias úteis, de 16 a 25 de Setembro, mediante marcação no Centro de Interpretação Ambiental.

A 20 de Setembro, será comemorado o Dia Europeu Sem Carros com o encerramento ao trânsito das ruas (Rua Eduardo Alves de Matos, no troço compreendido entre a Av. Dr. Manuel Lousada e o entroncamento com a Rua Armindo Pêga; Avenida 25 de Abril, entre a Rua Eduardo Alves de Matos e o entroncamento com a Rua Ponte de Viadores; e, Rua em frente à Câmara Municipal, que liga a Av. Dr. Manuel Lousada e a Rua Eduardo Alves de Matos), das 09h00 às 12h30.

No dia 22 de Setembro, o Município de Mealhada vai lançar uma versão teste da aplicação “Mealhada +Verde”, que consiste num projecto piloto com fins educativos e colaborativos, com o objectivo de testar o nível de conhecimentos ecológicos e sensibilizar para a adopção de comportamentos mais amigos do planeta, que visa à redução da pegada carbónica.

 

Sessões “Escolhe como te moves!” adiadas devido à Pandemia

O slogan que acompanha as iniciativas ao longo de toda a semana é “Escolhe como te moves!”. Em todas as freguesias, estavam previstas  acções de sensibilização “Caminhar e Pedalar em Segurança”, numa organização conjunta do Comando Territorial da GNR, da Câmara Municipal de Mealhada e Juntas de Freguesia, que compreendiam  duas partes: a primeira parte sobre os cuidados de caminhar e andar de bicicleta na via pública, pela GNR, e uma sessão prática – Caminhar e Pedalar – organizada por técnicos municipais e militares da GNR.

Tendo em consideração o estado de contingência devido à pandemia de covid-19, que impede ajuntamentos superiores a 10 pessoas, a organização decidiu adiar as sessões nas freguesias, bem como o “Encontro das duas Rodas!”.

Tendo em consideração a pandemia foi elaborado um Plano de Contigência que envolve as restantes iniciativas da Semana Europeia da Mobilidade, cujos participantes são obrigados ao seu cumprimento rigoroso.