Coimbra  17 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Maze e Terra na Casa da Cidadania da Língua

18 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Maze e Terra na Casa da Cidadania da Língua

Amanhã (19), pelas 18h30, a Casa da Cidadania da Língua, em Coimbra, uma conversa com André V. Neves (Maze) e Vinicius Terra (ou simplesmente Terra), em que será abordado o tema “poder transformador da palavra”.

“Fronteira-Mátria” é o nome do evento, nome do livro surgido da parceria entre os dois artistas e materializado em Lisboa, em Junho de 2022.

Os artistas (Maze e Terra) são cidadãos que partilham a língua portuguesa, apesar de serem de hemisférios diferentes. Maze é Português, Terra é Brasileiro e conhecem-se há mais de dez anos, partilhando a linguagem da rima, da resistência e da cidadania da língua portuguesa.

André Neves (Maze) acolhe desde os anos 90 a palavra como arma de intervenção, tem investido na criação dos seus poemas urbanos (em breve compilados num livro), na actividade de docente no projecto Skoola de Lisboa e na realização de oficinas de escrita em escolas, sobretudo com alunos do Ensino Secundário.

Vinicius (Terra) é rapper e professor académico, sendo considerado uma figura singular na cultura Hip Hop do Brasil. Tem por hábito unir a literatura à música, de forma a dar voz às novas gerações, com o propósito de valorizar as raízes brasileiras.

A entrada no evento é livre.