Coimbra  19 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Matilde Gaspar da APC de Coimbra chega às três medalhas no europeu de natação

8 de Setembro 2023 Jornal Campeão: Matilde Gaspar da APC de Coimbra chega às três medalhas no europeu de natação

Matilde Gaspar, atleta da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), terminou hoje a final dos 50 metros bruços no 2.º lugar no Campeonato da Europa de Natação para Síndrome de Down, conseguindo juntar mais uma medalha às que havia já conseguido nos 100 e 200 metros daquele estilo.

A jovem nadadora de 17 anos juntou ainda a este feito um novo recorde de Portugal na distância, ao finalizar a prova em 52.04, completando assim também uma tripla de novas melhores marcas nacionais (além de dois novos recordes pessoais) conseguidas naquela competição, que está a ser disputada em Pádua, na Itália.

Matilde Gaspar representa a APCC desde 2016, sendo treinada por Anabela Marto. É a actual campeã nacional de Verão dos 50, 100 e 200 metros bruços e campeã nacional de Inverno dos 50 e 200 metros bruços. É ainda recordista júnior da Europa dos 800 metros livres e recordista de Portugal dos 50, 100 e 200 metros bruços.

O VII Campeonato da Europa de Natação para Síndrome de Down decorre até 10 de Setembro, integrado nos Campeonatos Europeus da União de Desportos para Atletas com Síndrome de Down, um evento multidesportivo que inclui também competições de atletismo, natação artística, ténis de mesa, judo, basquetebol e futsal.

A natação é um dos desportos desenvolvidos no âmbito da atividade da APCC, tanto na vertente competitiva, como de adaptação ao meio aquático, aprendizagem, manutenção e treino.