Coimbra  31 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Maternidade: UF de S. Martinho e Ribeira divulga petição

22 de Maio 2018 Jornal Campeão: Maternidade: UF de S. Martinho e Ribeira divulga petição

Os órgãos da UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades divulgaram, hoje, uma petição a preconizar a edificação da nova maternidade de Coimbra em terreno adjacente ao Hospital dos Covões.
“A inadiável construção (…) deverá (…) evitar a lamentável tendência para a concentração de equipamentos em mega-estruturas (…) e, simultaneamente, combater o progressivo abandono dos recursos existentes, como o Hospital Geral dos Covões, que deve continuar a ser a grande unidade hospitalar da margem esquerda do rio Mondego”, defende o documento.
Segundo a Junta e a Assembleia da sobredita União de Freguesias, existem no espaço do Hospital dos Covões “competências e serviços, instalações, possibilidades de construção e enquadramento ambiental capazes de servir e de apoiar, com excelência, uma estrutura como a maternidade”.
Para os referidos órgãos autárquicos, o Hospital dos Covões tem sido esvaziado de serviços e competências, “numa lógica de concentração” noutro pólo do CHUC, “sem que daí se obtenham melhores cuidados de saúde para a população”.
Contrariamente ao pólo dos HUC do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, o Hospital dos Covões está “rodeado de uma enorme extensão arborizada, que enquadra na perfeição mais uma estrutura hospitalar, sem que daí advenha qualquer prejuízo ambiental, com boas acessibilidades e não acarretando custos, pois esses terrenos são património do Estado”, acentuam os sobreditos órgãos autárquicos.
A Junta e a Assembleia da UF de S. Martinho e Ribeira destacam, ainda, a proximidade do Hospital dos Covões a vários equipamentos, como, por exemplo, o Instituto Português do Sangue, duas escolas superiores da área da saúde e Centro de Saúde.
Em conclusão, os referidos órgãos autárquicos entendem justificar-se que a nova maternidade de Coimbra seja edificada em terreno adjacente ao Hospital dos Covões, incluindo a “manutenção nesta unidade hospitalar de todas as especialidades indispensáveis para garantir a qualidade de assistência às grávidas, mães e recém-nascidos”.
A petição pode ser subscrita em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=UF-SMBRB