Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Marisa Matias reuniu com movimento cívico em Defesa do Hospital dos Covões

25 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Marisa Matias reuniu com movimento cívico em Defesa do Hospital dos Covões

O encerramento de serviços e desmantelamento do Hospital dos Covões foi motivo para uma reunião, no sábado, entre Marisa Matias e vários representantes do movimento cívico em Defesa do Hospital dos Covões.

No encontro com a candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, vários dos presentes na reunião salientaram que “esta fusão hospitalar deu-se por motivos políticos, não existindo estudos ou argumentos na área da saúde que a justificassem”.

Marisa Matias começou por lembrar que foi na sequência de recomendações da ‘Troika’ que “os Conselhos de Administração dos Hospitais decidiram fazer uma fusão que não serve em nada a população e que está a destruir a excelência do Serviço Nacional de Saúde em Coimbra”.

A eurodeputada eleita pelo Bloco de Esquerda e candidata à presidência da República chamou a atenção para o facto de neste período de desmantelamento termos “assistido a um aumento do número de camas em Coimbra, mas obviamente no sector privado, ao mesmo tempo que estamos a reduzir a resposta aos cidadãos e cidadãs de Coimbra”.

“O que aqui se está a passar não é uma situação indiferente àquilo que se passa a nível nacional e por isso precisamos de defender o Hospital dos Covões, precisamos de defender este direito constitucional que é o direito à saúde e o Serviço Nacional de Saúde, porque nós precisamos de garantir que a saúde é para toda a gente, é para proteger toda a gente e não uma oportunidade de negócio”, alertou Marisa Matias.