Coimbra  24 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Marionet celebra 20 anos com primeira peça científica na Cerca de S. Bernardo

16 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Marionet celebra 20 anos com primeira peça científica na Cerca de S. Bernardo

A companhia Marionet, de Coimbra, celebra 20 anos de existência com a remontagem de “A Revolução dos Corpos Celestes”, a sua primeira peça de tema científico.

A remontagem da peça, estreada originalmente em 2001, era para ter decorrido em Março, mas a pandemia obrigou à suspensão da sua apresentação, que será feita entre quinta-feira (19) e domingo (22), no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), em Coimbra, num horário adaptado às limitações impostas pelo estado de emergência.

No ano em que assinala os 20 anos de companhia, a Marionet apresentou em Outubro, no Salão Brazil, “Estranho Amor”, sendo que a remontagem de “LED – Viagem ao interior num computador”, prevista para Junho, deverá ser apresentada no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) no final de Janeiro, disse à agência Lusa o director do grupo, Mário Montenegro.

Devido às regras do estado de emergência, a peça é apresentada quinta (19) e sexta-feira (20), às 19h00, e no sábado e domingo, às 11h00.

A peça “A Revolução dos Corpos Celestes”, estreada em 2001 no extinto Museu Nacional da Ciência e da Técnica, é o regresso da companhia ao espectáculo que é, em parte, responsável pelo percurso da companhia, focada no teatro de tema científico.

O espectáculo aborda a evolução do conhecimento sobre a posição da Terra no universo, ancorando-se nos avanços científicos de três homens: Ptolomeu, Copérnico e Galileu.

A evolução da cosmologia é acompanhada por outras duas personagens – “um espírito livre e um espírito conservador” -, apresentando questões relacionadas com a História, com o exercício do poder e com o confronto entre a ciência e a igreja.

A Escola da Noite, companhia que gere o TCSB, “congratula-se por ter sido possível recalendarizar a temporada, ainda que com os horários condicionados pelo actual estado de emergência”. Esta é a quinta estreia da Marionet no TCSB.

“A Revolução dos Corpos Celestes” é interpretada pelos actores Miguel Lança, Filipe Eusébio e Susana Pereira Francisco.

O espectáculo terá duração aproximada de uma hora, está classificado para maiores de 12 anos e os preços custam entre cinco e 10 euros, sendo acrescentados descontos para profissionais da ciência. Os bilhetes estão disponíveis na bilheteira do Teatro da Cerca de São Bernardo e online, na plataforma Ticketline (https://ticketline.sapo.pt/evento/a-revolucao-dos-corpos-celestes-52730).