Coimbra  17 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Marionet apresenta peça “iMaculada” no Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra

19 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Marionet apresenta peça “iMaculada” no Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra

A companhia Marionet apresenta, entre 25 e 27 de Outubro, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, a peça “iMaculada”, sobre a pílula, a forma como é percebida e utilizada e as transformações sociais que provocou.

A companhia de Coimbra, que se dedica ao cruzamento entre teatro e ciência, apresenta a peça no ano em que se assinala o centenário do nascimento do cientista e dramaturgo Carl Djerassi, conhecido por ser um dos responsáveis da invenção da pílula e que se cruzou com o percurso da Marionet por duas vezes, de acordo com Mário Montenegro (director do grupo).

A peça não só aborda o tema pílula, como também outras formas de contracepção e “novas formas de concepção que foram sendo desenvolvidas”, apresentando questões sobre sexualidade e parentalidade.

“Hoje em dia, há ainda várias questões que não são tranquilas e nem toda a gente aceita a questão da contracepção. Há partes da nossa sociedade, nomeadamente a Igreja, que reprova uma série de métodos contraceptivos”, frisa Mário Montenegro.

A ideia de novas formas de concepção, sem ser necessário recorrer a um/a parceiro/a será também referida no teatro.

O espectáculo conta com a interpretação de Inês Dias, Pedro Lamas, Sílvia Santos e Sofia Hora Marques e pode ser visto em diferentes horários.