Coimbra  15 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mário Soares vai ser evocado na Figueira da Foz

22 de Novembro 2018

A figura de Mário Soares vai ser evocada na Figueira da Foz, a 08 de Dezembro, por ocasião do 94.º aniversário do seu nascimento, com um almoço, uma exposição documental e o descerramento de uma placa toponímica.

O almoço “Soares é fixe” decorrerá, pelas 13h00, no restaurante Teimoso, no Cabo Mondego, com o descerramento de uma placa alusiva ao evento, mas antes, pelas 11h00, será inaugurada na Biblioteca Municipal a mostra documental e fotográfica “Mário Soares na Figueira da Foz” e, pelas 12h00, será descerrada a placa toponímica Avenida de Dr. Mário Soares, na rotunda do Farol, em Buarcos.

A homenagem ao grande estadista português, que foi primeiro-ministro e Presidente da República, acontece num local que era particularmente importante e simbólico para o histórico socialista, e conta com a presença da família de Mário Soares.

O local onde se irá realizar a homenagem tem uma simbologia histórica, desde os anos 40 (século XX), pois foi neste sítio, que Mário Soares teve um encontro com Álvaro Cunhal, ambos na clandestinidade.

No entender de Carlos Beja, elemento do núcleo organizador que inclui Carlos Monteiro, Lucas dos Santos e Rosa Pita, entre outros, foi no período em que Mário Soares foi primeiro-ministro, e até enquanto Presidente da República, “que o concelho teve vários obras de grande vulto, tais como a regularização do Baixo Mondego e a ponte de Edgar Cardoso, inaugurada em 1982”.

Também foi numa “Presidência Aberta”, sobre o Ambiente, que Mário Soares fez, no Cabo Mondego, a melhor divulgação da mais importante “biblioteca” do mundo sobre a época jurássica.

Mário Soares lembrou, em 2010, quando recebeu a “Chave de Honra” da cidade, “o grande apoio que sempre granjeou no seio das peixeiras e pescadores. Aqui, sempre se sentiu muito acarinhado, fazendo parte do percurso das suas memórias de infância descer o rio num ‘gasolino’, que era uma das grandes recordações da sua vida”, lembra Carlos Beja.

A homenagem que irá realizar-se já conta com uma página no Facebook – “Soares Sempre Fixe – Obrigado Mário Soares” – onde poderão ser consultadas mais informações.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com