Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Marinha das Ondas celebra 95 anos como freguesia

25 de Março 2023 Jornal Campeão: Marinha das Ondas celebra 95 anos como freguesia

A Marinha das Ondas, localizada no concelho da Figueira da Foz, está a celebrar o seu 95.º aniversário. Esta pequena vila costeira tem uma história rica, tendo sido criada em 1928 por desanexação das freguesias de Lavos e Paião. Desde então, a Marinha das Ondas tem ganho importância como centro económico na região, com o crescimento da indústria e a implementação de empresas como a Celbi e a Lusiaves.  Destaque ainda para a pesca, actividade que continua a ter muita importância para os seus habitantes. A comunidade local é muito activa e diversificada, contando com diversas associações e grupos culturais que promovem eventos e actividades ao longo do ano.

Em 2009, a Marinha das Ondas foi elevada a vila, reconhecendo a sua importância histórica e cultural para a região. Além da sua economia diversificada, a gastronomia local é um dos principais atractivos da vila, com destaque para os pratos de peixe e marisco frescos.

A Junta de Freguesia vai realizar amanhã (26) uma série de iniciativas para assinalar a data. Durante a manhã, vai ser realizada uma missa em honra dos fregueses falecidos, seguida do depósito de uma coroa de flores no cemitério. O almoço deste ano realiza-se no centro cívico do Sampaio, em vez de ser na colectividade da Marinha das Ondas, como no ano passado, já que a Junta assumiu que o evento seria realizado em colectividades diferentes a cada ano. Às 16h00 ocorre a sessão solene na Junta de Freguesia, durante a qual alguns atletas locais serão homenageados pelas suas conquistas em desportos diversos como remo, motocross e futebol.