Coimbra  16 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Maria Irene Ramalho distinguida pelo Ministério da Ciência

6 de Julho 2018

A professora catedrática jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) Maria Irene Ramalho foi distinguida, esta semana, com a medalha de mérito científico, atribuída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A condecoração foi-lhe entregue pelo primeiro-ministro António Costa “pelos relevantes trabalhos nas diversas áreas em que está inserida”.

A docente da Secção de Estudos Anglo-Americanos do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da FLUC, onde foi coordenadora científica dos programas de doutoramento em Estudos Americanos e em Estudos Feministas até Setembro de 2012, e investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da UC.

“Com uma carreira académica e científica ímpar ligada não só à FLUC e ao CES, mas também à Universidade de Madison-Wisconsin, nos Estados Unidos da América, instituição em que lecciona regularmente como professora visitante, é fundadora da área de Estudos Norte-Americanos em Portugal”, revela o CES.

Maria Irene Ramalho é a única premiada não-americana do ‘Mary C. Turpie Award’, atribuído pela “American Studies Association”, sendo este apenas um entre muitos outros reconhecimentos internacionais e nacionais com que foi distinguida ao longo da sua carreira.

Para além da área da sua especialização, os ‘Estudos Americanos’, é autora de inúmeros contributos valiosos, sempre pioneiros, em áreas como a poética, a literatura comparada, os ‘Estudos Feministas’ ou os ‘Estudos Pessoanos’, tendo publicado extensamente, em português e em inglês.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com