Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Marefoz da UC assina protocolo de colaboração com empresa CrystalSalt

10 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Marefoz da UC assina protocolo de colaboração com empresa CrystalSalt

A Universidade de Coimbra (UC), através do seu laboratório Marefoz, vai assinar um protocolo de colaboração, na próxima segunda-feira (14), com a empresa CrystalSalt, que está a investir na Salina da Gala, na Figueira da Foz.

A parceria entre a UC e a empresa visa “o estabelecimento de projectos de investigação, nomeadamente nos domínios dos solos, águas, lamas e da salicórnia (alga) e, ainda, na troca de conhecimentos e experiências comuns que se podem retirar da actividade que tem vida nessa mancha salineira”.

O documento será assinado pelo coordenador do Laboratório Marefoz, João Carlos Marques, e os arquitectos João Girão e Isa Ascenso, em representação dos investidores do Empreendimento Salina da Gala. Estará, ainda, presente na sessão o coordenador da UC Business, Nuno Mendonça.

No final da cerimónia o guitarrista conimbricense Paulo Soares proporcionará um momento musical.

Recorde-se que, em Julho, soube-se que a Crystal Salt é uma das empresas que está a investir na reactivação para fins turísticos da Salina da Gala.

O grupo de empresário investidores vai alocar 1,6 milhões para o projecto de recuperação para o turismo da salina, com uma área de 40 000 metros quadrados, na freguesia de São Pedro, e abrange “as vertentes pedagógica, histórico-museográfica e da saúde”.

“Estamos a preparar o lançamento da primeira pedra no início de Outubro, com a presença de várias individualidades e convidados”, adiantou, para indicar que a iniciativa parte de um grupo de empresários da região de Coimbra empenhados no “renascer da Salina da Gala numa das zonas mais emblemáticas do ancestral e tradicional sector” da exploração do sal.