Coimbra  15 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Marcelo contactou familiares de vítimas de naufrágio e vai sábado à Figueira da Foz

3 de Julho 2024 Jornal Campeão: Marcelo contactou familiares de vítimas de naufrágio e vai sábado à Figueira da Foz

O Presidente da República contactou com familiares de vítimas mortais e desaparecidos no naufrágio de uma embarcação de pesca ao largo de praias de Leiria e irá deslocar-se no sábado à Figueira da Foz.

Esta informação consta de uma nota publicada ao fim da tarde de quarta-feira no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

“Na sequência da nota publicada esta manhã, sobre o trágico naufrágio de uma embarcação de pesca, o Presidente da República entrou em contacto telefónico com familiares de vítimas mortais e desaparecidos, e, na sequência da deslocação do primeiro-ministro, estará no próximo sábado na Figueira da Foz”, lê-se no texto.

Através da nota publicada, o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou condolências às famílias de pescadores que morreram neste naufrágio e desejou aos feridos uma rápida recuperação.

Três de 17 pessoas que seguiam na embarcação que naufragou continuam desaparecidas, estando confirmados três mortos e o resgate de 11 elementos com vida, informou a Polícia Marítima da Figueira da Foz.

De acordo com o capitão do Porto e comandante local da Polícia Marítima da Figueira da Foz, Pedro Cervaens Costa, os resgates foram realizados pela estação salva-vidas da capitania Porto da Nazaré, juntamente com embarcações de pesca.

“Ainda não se sabe o que se passou, a embarcação virou a uma milha a oeste de São Pedro do Moel. A agitação marítima não era considerável, mas ainda não estão apuradas as causas”, referiu, em declarações a canais de televisão, na Figueira da Foz.

O alerta para o adornamento da embarcação de pesca “Virgem Dolorosa” foi dado às 4h33 para o comando local da Polícia Marítima da Nazaré.

Cervaens Costa explicou que a embarcação que naufragou está “localizada e visível”, continuando a decorrer operações de busca e salvamento, com a ajuda de um helicóptero da Força Aérea, um drone da Nazaré e uma equipa de mergulho.

A maioria das pessoas que seguiam na embarcação é do concelho da Figueira da Foz, havendo dois tripulantes da Indonésia, que foram resgatados com vida.