Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Marcelo condecorou em Coimbra a Associação Nacional dos Municípios

20 de Maio 2024 Jornal Campeão: Marcelo condecorou em Coimbra a Associação Nacional dos Municípios

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) com a Ordem da Liberdade, pelo papel dos autarcas na luta pela democracia e pela liberdade.

“Esta Associação lutou sempre, sempre, sempre pela democracia, pelo desenvolvimento e pela liberdade. É justo que, pelos 40 anos, eu a condecore com a Ordem da Liberdade e é isso que eu vou fazer”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, durante o almoço das comemorações dos 40 anos da ANMP, que decorreu no Convento São Francisco, em Coimbra.

O Presidente da República entregou a condecoração à presidente da ANMP, Luísa Salgueiro, frisando que “todos” os autarcas merecem aquele distintivo.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, que também foi autarca em três municípios (Lisboa, Cascais e Celorico de Basto), o arranque do poder local democrático em Portugal serviu como uma “escola da democracia”.

“A Associação foi fundamental para a liberdade de então e fundamental para a liberdade na luta para condições mínimas de vida que não havia nos anos 70, anos 80 e, em muitos casos, nos anos 90”, vincou.

O Presidente da República recordou ainda a importância dos municípios no apoio social em momentos de crise, como foi o caso com a pandemia ou a inflação.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que a luta pela liberdade também se faz na “afirmação da descentralização” e um “maior protagonismo e maior participação” das autarquias no acesso aos fundos europeus.

“Devemos à Associação a luta pela liberdade, ensinando e, ao mesmo tempo, aprendendo a viver em democracia e em liberdade”, sublinhou.