Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Manuel Portela encerrará ciclo de visitas guiadas à exposição «Eduardo PESSOA Lourenço

30 de Junho 2024 Jornal Campeão: Manuel Portela encerrará ciclo de visitas guiadas à exposição «Eduardo PESSOA Lourenço

No próximo dia 2 de Julho, terça-feira, às 18h00, Manuel Portela conduzirá a terceira e última visita guiada à exposição «Eduardo PESSOA Lourenço». Esta exposição, inaugurada a 21 de Maio, está patente na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) até 30 de Julho, de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 17h30, com entrada livre.

As visitas guiadas foram realizadas quinzenalmente pelos curadores da exposição: António Pedro Pita a 4 de Junho, Rui Jacinto a 18 de Junho, e agora Manuel Portela. A participação é gratuita, mas requer reserva prévia através do e-mail bg-eventos@bg.uc.pt ou do formulário bit.ly/BGUC_visitaguiada2julho.

Com curadoria de A. E. Maia do Amaral, António Pedro Pita, Rui Jacinto e Manuel Portela, a exposição é organizada pela BGUC, Universidade de Coimbra e Centro de Estudos Ibéricos, com o apoio do Município de Coimbra e da Liga dos Amigos da BGUC. Esta mostra insere-se no Programa do Centenário de Eduardo Lourenço.

Além da visita guiada, a 16 de Julho, às 18h00, haverá uma palestra no âmbito da iniciativa «Tesouros da BGUC», com Osvaldo Manuel Silvestre e A. E. Maia do Amaral. Mais informações estão disponíveis em www.uc.pt/bguc/atividades/exposicao-eduardo-pessoa-lourenco.

Manuel Portela, director da BGUC e professor catedrático na Universidade de Coimbra, é um dos principais estudiosos dos meios de escrita e leitura e co-coordenador de programas de doutoramento e mestrado na área.

A exposição destaca a biblioteca pessoana de Eduardo Lourenço, doada à BGUC em 2014, e explora a relação do intelectual com as obras de Fernando Pessoa, através das marcas e sinais deixados nos livros.