Coimbra  27 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Manuel Antunes lidera Círculo de Amigos de Cirurgia Cardiotorácica

14 de Fevereiro 2019

O cirurgião Manuel Antunes assumiu a presidência do Círculo de Amigos do Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra e mostrou intenção de a associação entrar no campo da assistência à educação médica e treino continuado.

“Estava a pensar na hipótese de se criar umas bolsas anuais para um, dois ou três médicos mais novos [do serviço], dos internos, para aparecerem nos congressos internacionais de grande nomeada, onde habitualmente só vão especialistas”, disse, hoje, o médico à agência Lusa.

O ex-director do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (saiu em Julho por ter atingido o limite de idade) pretende também captar mais sócios para renovar e revitalizar o Círculo de Amigos, criado há quase 20 anos.

Manuel Antunes, que ontem tomou posse como presidente da Direcção do Círculo de Amigos, no seguimento do acto eleitoral realizado a 29 de Janeiro, pretende ainda efectuar obras de manutenção na sede.

“Vamos também manter uma dedicação muito grande aos doentes e os convívios anuais”, disse o cirurgião, que liderou o Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra durante três décadas.

Naqueles 30 anos, Manuel Antunes liderou uma equipa responsável por 45 000 cirurgias cardíacas e pulmonares, 358 transplantes cardíacos, num serviço classificado pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência, reconhecido nacional e internacionalmente.

Criado em Novembro de 1999, o Círculo de Amigos assume hoje um papel importante no apoio social aos doentes, dispondo de três residências em Coimbra para convalescença das pessoas de mais longe, para uns de forma gratuita e para outros através de um pagamento simbólico.

Além disso, tem apoiado o Serviço de Cirurgia Cardiotorácica na aquisição de equipamentos. O último foi um ecocardiógrafo, no valor de 125 000 euros, oferecido em 2018, antes da saída de Manuel Antunes da direcção do serviço.

“Os donativos já ultrapassaram as várias centenas de milhares euros”, sublinhou o presidente do Círculo de Amigos, que congrega 3 000 sócios.

Com um vasto currículo profissional e uma acção social relevante, o cirurgião Manuel Antunes preside ainda à Associação de Cardiologia Médico-Cirúrgica do Centro, que agrega os 10 serviços de cardiologia e cirurgia dos hospitais da zona Centro, tendo ainda liderado a Academia Nacional de Medicina de Portugal durante sete anos.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com