Coimbra  11 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Manifestantes impedem abate de árvore na Figueira da Foz

13 de Novembro 2019

freixo5

 

Três manifestantes impediram, ao longo da manhã de hoje (13), o abate de um freixo, na Figueira da Foz, classificado com cerca de 300 anos e que está em perigo de queda.

As três pessoas, duas mulheres e um homem, subiram à árvore pouco depois das 08h00 e perto das 12h00 mantinham-se no local, já depois de identificados pela PSP.

Argumentaram que só saem se o presidente do município se deslocar ao local de forma a falar com eles sobre a decisão de abater a árvore em questão.

Carlos Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, relembrou, em declarações à Lusa, que a decisão de cortar o freixo está “devidamente sustentada” por pareceres e avaliações técnicas e mereceu a concordância do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Sobre o protesto, o autarca salientou que a questão do abate foi debatida em reunião pública do executivo e argumentou que não vai deslocar-se ao local para falar com os manifestantes, remetendo para a PSP a resolução do protesto, frisando que cabe às autoridades policiais “tomarem uma decisão” e permitirem o trabalho dos camarários.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com