Coimbra  16 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Manifestação alusiva à revolução de Abril convocada para Coimbra

22 de Abril 2019

Uma manifestação assinala, quinta-feira, em Coimbra, o 45º. aniversário de 25 de Abril, data em que o anterior regime foi deposto pelo Movimento das Forças Armadas.

A concentração dos participantes irá ocorrer na praça da República, pelas 15h00, sob o lema “Continuar a luta é a melhor homenagem”.

Segundo o Ateneu de Coimbra, as “comemorações populares” da efeméride mobilizam meia centena de associações culturais e artísticas, sindicatos, «repúblicas» de estudantes e outras entidades da sociedade civil.

Ao invés da “celebração mecânica de uma efeméride”, as organizações promotoras pretendem “prosseguir na edificação de pontes entre gerações”.

De 27 a 30 de Abril, vai estar patente no Ateneu (largo da Sé Velha) uma exposição intitulada “Itinerários de conquistas e direitos das mulheres”, organizada pelo MDM/Coimbra.

“Coimbra: das crises académicas ao 25 de Abril” é o tema de uma sessão a realizar, sexta-feira (26) à noite, na sala de 17 de Abril do Departamento de Matemática da UC, organizada pela Real «república» Ay-ó-linda, a qual conta com as presenças de Avelãs Nunes, Sampaio da Nóvoa, Carlos Baptista e Jorge Seabra.

A 04 de Maio, por iniciativa do Centro de Documentação de 25 de Abril, Pierre Marie é o cicerone de um roteiro da “revolução dos cravos” em Coimbra, evento que tem como ponto de encontro a rua de Antero de Quental (onde funcionou a PIDE/DGS).

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com