A lista de candidatos a deputados do PSD pelo distrito de Coimbra, encabeçada por Mónica Quintela, irá ter como número dois o médico dentista Maló de Abreu, vice-presidente nacional do partido, soube o “Campeão”.
Maló de Abreu, um dos braços direitos do líder do PSD, Rui Rio, está intimamente ligado a Coimbra, desde o tempo de estudante e dirigente da AAC com retomar das tradições Académicas, e é o actual presidente da mesa da Assembleia Geral da Académica/OAF.
Para o terceiro lugar da lista social-democrata pelo círculo eleitoral de Coimbra é apontado Paulo Leitão, presidente da Comissão Política Distrital e vereador do PSD na Câmara, mas esta posição ainda não está assegurada.
Este é um lugar bastante disputado, dado que existe a perspectiva de que dos nove deputados pelo distrito de Coimbra o PS elega cinco, o PSD baixe para três e o Bloco de Esquerda mantenha um.
A indicação da advogada Mónica Quintela (a quem foi confiada a defesa da inspectora da PJ Ana Saltão, que esteve acusada de homicídio) como cabeça de lista do PSD por Coimbra constituiu uma surpresa, mas esta causídica tem sido a porta-voz para a Justiça do Conselho Estratégico Nacional dos social-democratas.
BE, CDU, CDS/PP e Aliança
Pelo distrito de Coimbra estão conhecidos todos os cabeças de lista de candidatos a deputados nas eleições legislativas de Outubro.
A lista do Bloco de Esquerda, já está completa, é novamente encabeçada por José Manuel Pureza, que foi eleito na legislatura agora a findar e desempenhou as funções de vice-presidente da Assembleia da República.
A CDU volta a apostar em Manuel Rocha, ex-director do Conservatório de Música de Coimbra, como número um, enquanto o CDS/PP avança como Rui Lopes da Silva, chefe de gabinete da líder nacional Assunção Cristas.
O partido Aliança, liderado por Pedro Santana Lopes, terá o advogado João Navega como cabeça de lista pelo distrito de Coimbra.