Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mais de uma centena de pessoas participaram no “Encontro com a Educação” na Mealhada

20 de Maio 2024 Jornal Campeão: Mais de uma centena de pessoas participaram no “Encontro com a Educação” na Mealhada

No passado sábado, a Mealhada acolheu mais de uma centena de pessoas para o 13.º “Encontro com a Educação”, um evento dedicado a desconstruir conceitos e enfatizar a mensagem de que “A escola não é só para alunos”.

Sob o tema central “A escola não é só para alunos”, os oradores abordaram diversas perspectivas. Professores, pais e psicólogos partilharam as suas visões sobre a abertura da escola às famílias e a integração da educação no ambiente familiar. Fernando Trindade, director do Agrupamento de Escolas da Mealhada, destacou na sessão de abertura que “O que eram os limites de há 50 anos, agora não são. O conceito escola-família não começa na escola e não acaba na escola. O que acontece na escola não é só da escola”. Ana Manarino, da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, anfitriã do Encontro, reforçou esta ligação entre escolas, pais e alunos.

Cristina Oliveira, directora Regional de Educação do Centro, sublinhou que “a escola aberta é o espelho da comunidade” e que “hoje o professor tem que ter uma porta aberta, tem que prestar contas à comunidade num contexto de decisão partilhada”.

O Encontro, acreditado pelo Centro de Formação Intermunicipal Adolfo Portela (CFIAP) para professores e educadores, contou com oradores diversificados, incluindo uma mãe de nove filhos, professores e psicólogos, que discutiram temas como o apoio psicológico, a importância do brincar e a mobilidade junto às escolas, promovendo a circulação de pessoas. O evento culminou com uma palestra motivacional para professores, educadores e auxiliares da comunidade educativa.

António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, enalteceu o papel fundamental da escola e dos professores na evolução das sociedades. “A escola é o pilar de desenvolvimento de qualquer sociedade. Sem uma boa escola não somos boas pessoas. A evolução pós-25 de Abril, o desenvolvimento do ensino, deve-se muito à entrega dos professores, que ensinaram engenheiros, arquitectos, políticos”, afirmou. Referiu ainda que, no contexto da Mealhada, a Autarquia está a aumentar a capacidade de resposta devido ao crescente número de alunos.

O Encontro com a Educação é um fórum anual que visa promover a reflexão e partilha de experiências sobre várias temáticas educacionais. Os objectivos incluem proporcionar momentos de reflexão e partilha de experiências educativas aos participantes, bem como fornecer ferramentas educativas úteis para o desempenho das suas actividades profissionais.