Coimbra  22 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Magia do Natal espalha-se por toda a cidade de Coimbra

22 de Dezembro 2018

O Natal em Coimbra tem ainda mais encanto com uma vasta programação, recheada de actividades para miúdos e graúdos, e que só terminará a 06 de Janeiro. Da “Baixa” à “Alta”, passando pelas várias freguesias e espaços emblemáticos da cidade, a magia natalícia invade Coimbra com inúmeras propostas para todos os gostos.

O programa da Câmara Municipal contempla animação de rua na “Baixa” todos os dias, com destaque para a ‘Casinha do Pai Natal’, aberta até dia 24, na praça do Comércio, e a pista de gelo, em funcionamento no Terreiro da Erva, até 26 de Dezembro.

No Mercado Municipal de D. Pedro V está em exposição um presépio da autoria de Cabral Antunes, até 06 de Janeiro, bem como a tradicional venda e exposição de presépios artesanais, que estará patente até dia 05.

Outra das tradições do Natal em Coimbra é o sempre muito apreciado presépio dos Bombeiros Sapadores, no quartel, e que está aberto a visitas até 06 de Janeiro.

Na programação diária, destaca-se, hoje, até às 19h00, a Feira de Velharias, a decorrer no Terreiro da Erva; e às 14h30, a programação da APBC proporciona a segunda visita guiada de Rui Lobo aos “Colégios da rua da Sofia”. A iniciativa termina, amanhã (23), com um concerto do grupo vocal Ad Libitum, no Colégio do Carmo, pelas 15h30.

Até hoje decorre, também, nos 42 restaurantes aderentes da “Baixa” de Coimbra e de Santa Clara, a ‘Festa do Galo’, além do concurso de fotografia “Natal na Rua”, aberto a participações até 31 de Dezembro.

O pavilhão multidesportos de Mário Mexia recebe, às 11h00 e as 15h00, hoje, o espectáculo tradicional de Natal do “Panda e os Caricas”; e às 18h15, na igreja de Santa Cruz, o concerto de Natal está a cargo do grupo Opuspiritum Ensemble.

Cinema, concertos, dança e oficinas preenchem o resto dos dias até àquela que se espera que seja mais uma grandiosa e muito concorrida passagem de ano de Coimbra.

Na periferia também há Natal

Se o centro da cidade tem animação permanente, também noutras freguesias há o que ver e fazer. Desde logo na praça de Heróis do Ultramar, um local de junção das freguesias de Santo António dos Olivais e da União de Freguesias de Coimbra, onde está a decorrer, até amanhã (23), a primeira edição do Mercado de Natal.

Cerca de 60 expositores, das mais variadas áreas, dão corpo a uma iniciativa inovadora na cidade e que tem sido um verdadeiro sucesso, contribuindo, não só para a compra de presentes de Natal, como para a divulgação de pequenos negócios e convívio entre a população.

Já na margem esquerda do Mondego, na escola primária de São Martinho do Bispo, está patente o tradicional presépio mecanizado do artesão Juvenal Costa, que conta com o apoio da União de Freguesias, e que estará aberto ao público até 06 de Janeiro.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com