Coimbra  13 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Maçonaria: José Adelino Maltez candidata-se a grão-mestre do GOL

3 de Fevereiro 2017 Jornal Campeão: Maçonaria: José Adelino Maltez candidata-se a grão-mestre do GOL

José Adelino Maltez, cujo mais recente livro tem apresentação marcada para Coimbra, em meados de Março, vai candidatar-se a grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (Maçonaria).

Segundo apurou o “Campeão”, é improvável que o grão-mestre cessante, Fernando Lima Fernandes, se perfile para terceiro mandato, mas José Adelino, politólogo e professor universitário, poderá ter como opositores o historiador António Ventura e o economista Daniel Madeira de Castro.

Natural de Coimbra, Maltez é autor de vários livros, o último deles intitulado “Do Império por cumprir”.

António Arnaut, advogado, residente em Coimbra, criador do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e co-fundador do Partido Socialista, foi grão-mestre do GOL no triénio 2002 – 05.

Outrora com escassa intervenção no CDS e no Partido da Nova Democracia, José Adelino participou num movimento defensor da regionalização, “Portugal Plural”, e na criação do movimento cívico Intervenção Radical.

O politólogo assume-se como “tradicionalista, republicanamente monárquico”, e esteve ligado a movimentos que deram origem ao actual Sindicato dos Quadros Técnicos.

“Chamam-me politólogo, mas preferiria que me chamassem repúblico, de acordo com a tradição do nosso renascentismo político”, assinala, vincando preferir “continuar a procurar viver” como pensa, sem pensar muito como depois vai viver.