Coimbra  19 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Luta contra o fascismo na Europa de Leste no Convento São Francisco

12 de Abril 2022 Jornal Campeão: Luta contra o fascismo na Europa de Leste no Convento São Francisco

O espectáculo “Amores de Leste – Hotel Europa” vai ser apresentado amanhã, 13, pelas 19h00, no Convento São Francisco.

Um projecto que tem como ponto de partida as vidas de pessoas que, como parte da luta contra o regime fascista e colonialista português, viveram na Europa de Leste.

“Amores de Leste – Hotel Europa” é uma criação de André Amálio e Tereza Havlíčková.

Com duração de 90 minutos, o espectáculo é baseado em relatos recolhidos através de pessoas que viveram na Europa de Leste, como parte a luta contra o regime fascista e colonialista português.

Estas pessoas combatiam pelo fim da ditadura e pela independência das antigas colónias como Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde. “Que impacto é que este tempo passado do outro lado da Cortina de Ferro teve nas suas vidas? Mudou a sua perspectiva acerca do comunismo? Alguns deixaram o partido após essa experiência. Outros mantiveram-se comunistas. Alguns apaixonaram-se e formaram família no outro lado da Cortina; outras famílias desmoronaram com o colapso do comunismo em 1989”, pode ler-se na descrição do espectáculo, que questiona as relações entre o amor, laços familiares e política.

O espectáculo é falado em português, changana, alemão, russo e checo, e legendado em português. Os intérpretes são André Amálio, Beatrice Cordier, Andreia Galvão, Jorge Cabral, Mbalango, Tereza Havlíčková. A Hotel Europa é uma estrutura financiada pela República Portuguesa-Ministério da Cultura / DGArtes e este projecto financiado pelo Fundo de Fomento Cultural.