Coimbra  12 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lusomapei vai instalar fábrica em Cantanhede

30 de Março 2021 Jornal Campeão: Lusomapei vai instalar fábrica em Cantanhede

A Lusomapei formalizou a compra de um lote na Zona Industrial de Cantanhede para instalar uma nova unidade fabril.

O contrato foi assinado durante uma reunião de Mário Jordão e Carlos Lobinho, administrador delegado e administrador da empresa, respectivamente, com Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede.

A autarca congratula-se pelo “crescente interesse de indústrias de prestígio e dimensão internacional em instalarem-se no concelho, como acontece agora com a Lusomapei e com outras que também já adquiram terrenos para o efeito. Esta realidade mostra bem o quanto tem sido acertada a estratégia da autarquia em investir na expansão das zonas industriais, nomeadamente nas de Cantanhede, Tocha e Febres”.

Segundo a edil, “trata-se de um processo que o executivo camarário está apostado em continuar a intensificar, tendo em vista o reforço a base económica com a atracção de investimentos industriais em sectores de elevado valor acrescentado, reforçando por essa via as cadeias de valor do concelho e alargando o leque de oportunidades de trabalho”.

Para Helena Teodósio, “essa é seguramente a melhor forma de ultrapassar a crise económica e social originada pela pandemia da covid-19, ou seja, preparando desde já o futuro com condições cada vez mais favoráveis à instalação de empresas, o que se está a fazer através de uma política de atractividade empresarial bastante competitiva”.

A Lusomapei, S.A., propõe-se a investir, na Zona Industrial de Cantanhede, 11,5 milhões de euros na construção de uma nova fábrica que terá cerca de 8 000 m2 de área coberta e 17 600 m2 de armazenagem externa. De acordo com o Executivo cantanhedense, “a nova unidade produtiva será equipada com tecnologia de vanguarda, prevendo-se a criação de 40 novos postos de trabalho directos, na sua maioria qualificados”.

O objectivo da empresa é aumentar a capacidade de resposta e garantir maior rapidez na colocação da sua gama de produtos dirigidos à indústria de betão nacional, designadamente plastificantes, super-plastificantes e aceleradores de presa para betão, entre outros tipos de adjuvantes.

Fundada no final de 2001, a Lusomapei, S.A. é a filial da Mapei em Portugal, que alicerça a sua actividade “no compromisso de continuar a investir em segurança, saúde e ambiente”.