Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Luso recebe Ciclo de Cinema ao Ar Livre durante o Verão

31 de Julho 2023 Jornal Campeão: Luso recebe Ciclo de Cinema ao Ar Livre durante o Verão

Arranca este mês o CineLuso – Ciclo de Cinema ao Ar Livre do Luso, uma iniciativa da Câmara Municipal da Mealhada e do CineClub da Bairrada, através do Grémio de Instrução e Recreio da Pampilhosa, que visa proporcionar sessões de cinema ao ar livre gratuitas, no Luso, nos meses de Verão.

As sessões de cinema serão sempre às quintas-feiras, às 22h00, na parte de trás do edifício do Posto de Turismo do Luso, e até 14 de Setembro vão ser exibidos oito filmes.

O ciclo arrancou com a curta-metragem, de 14 minutos, “Ice Merchants”, de João Gonzalez, que teve estreia mundial em Maio de 2022, na Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes, onde recebeu um prémio do júri e fez história por ser o primeiro filme português a ser nomeado para os Óscares da Academia. Foi também exibido o filme “A primeira Linha de Wellington”, de Paulo César Fajardo, sobre a Batalha do Bussaco de 27 de Setembro de 1810 e as invasões francesas, uma produção do CineClub Bairrada que contou com filmagens durante o ano de 2020 em Almeida, Mortágua, Penacova, Mealhada, Anadia e Lourinhã.

A próxima sessão – 3 de Agosto – conta com o clássico “Cinema Paraíso”, dirigido por Giuseppe Tornatore, com Philippe Noiret, Jacques Perrin, e Salvatore Cascio no elenco, e a 14 de Setembro está prevista a exibição do filme “Terra Queimada”, que retracta os eventos na Serra do Bussaco em 1810, durante a 3.ª Invasão Francesa.

“Estas sessões de cinema que estamos a oferecer são muito mais do que uma simples actividade de lazer. É uma oportunidade preciosa para nos desligarmos do mundo exterior, imergir em diferentes realidades e absorver as diversas perspectivas e culturas que as películas nos proporcionam, expandindo os nossos horizontes e enriquecendo a nossa compreensão do mundo”, realça Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada.