Coimbra  23 de Abril de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Luís Peixoto lança novo álbum com convidados de vários países

1 de Março 2021 Jornal Campeão: Luís Peixoto lança novo álbum com convidados de vários países

Luís Peixoto, músico conimbricense, é um dos mais consagrados cordofonistas portugueses e vai lançar, esta sexta-feira (05), o seu novo álbum que junta músicos de vários países.

O novo disco tem uma sonoridade acústica e centrada, maioritariamente, no bandolim. Entre recriações de temas tradicionais e composições originais, “Geodesia” assume-se como uma viagem sonora.

Para além do reportório, a viagem também se faz pelas diversas nacionalidades dos músicos que compõem este trabalho, nomeadamente: Ciscu Cardona na guitarra (Catalunha), Rubén Bada no violino (Asturias), Celina da Piedade no acordeão (Portugal), Ricardo Mouriño no tin whistle (Galiza), Pablo Vergara no bodhrán (Galiza), Esko Järvelä no violino (Finlândia), Pedro Fariñas na gaita galega (Galiza), Ricard Ros nas flautas (Catalunha), José Peixoto na guitarra eléctrica (Portugal), Catarina Moura na voz (Portugal), Jose Robles na octavilla e alaúde espanhol (Múrcia), Germán López no timple (Ilhas Canárias) e Hernani Almeida na guitarra nylon (Cabo Verde).

Em 2017, lançou a solo “Assimétrico”, trabalho que mais reconhecimento teve, tendo integrado e acompanhado inúmeros grupos e artistas como Dazkarieh, Sebastião Antunes, Júlio Pereira ou Ana Bacalhau, “Geodesia”.

De acordo com Carlos Norton (RUA FM), “esta Geodesia não se fica pelo trio, nem delimita geografias. Pelo contrário, lança esses sons lusos pela Ibéria fora, e ainda mais para lá desses limites. Há músicos convidados de toda a Península, das Canárias, de Cabo Verde e da Finlândia. Músicos que muito enriquecem e alargam as fronteiras desta Geodesia. Em nome próprio, mas com vários amigos, este álbum mostra tão bem a essência e a alma musical de Luís Peixoto: a sua e a nossa Geodesia”.