Coimbra  18 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã vence campanha de reciclagem “Toneladas de ajuda” a nível regional

25 de Março 2021 Jornal Campeão: Lousã vence campanha de reciclagem “Toneladas de ajuda” a nível regional

O projecto “Lousã Recicla + na escola”, promovido pela Câmara Municipal da Lousã em colaboração com o Agrupamento de Escolas, venceu a nível regional a campanha “Toneladas de ajuda”, tendo ficado em 3.º a nível nacional.

Esta iniciativa, que pretende distinguir os projectos que mais reciclaram em 2020, é promovida pela EGF, empresa do Grupo Mota-Engil/Urbaser, em parceria com as concessionárias regionais, como a ERSUC.

De referir que em primeiro lugar ficou o Banco Alimentar do Algarve, com 318 toneladas recolhidas, seguido da APPACDM da Trofa, com 206 toneladas, e em terceiro lugar o projecto “Lousã Recicla + na Escola”, com 184 toneladas.

A campanha de responsabilidade social “Toneladas de Ajuda” consiste em valorizar todos os resíduos recicláveis que as instituições sociais inscritas queiram entregar, nomeadamente embalagens plásticas, metálicas, papel, cartão e embalagens de vidro, em troca de uma contrapartida financeira.

“No concelho da Lousã a contrapartida financeira recebida é aplicada na aquisição de equipamentos/ajudas técnicas e tratamentos médicos de Lousanenses, definidos pelo Agrupamento de Escolas”, disse a Câmara Municipal.

De destacar que, tendo como objectivo a dinamização deste projecto e o aumento de resíduos recolhidos, a autarquia procedeu, em Janeiro e Fevereiro de 2020, à distribuição de 2 500 sacos reutilizáveis aos alunos de todos os ciclos de ensino do concelho, onde se incluiu o ensino profissional, que teve como objectivo incentivar os alunos a levarem de casa para as escolas os resíduos recicláveis para serem encaminhados através deste projecto.