Coimbra  17 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã: Tradicional feira de S. Brás anima freguesia de Serpins

3 de Fevereiro 2018

A vila de Serpins, na Lousã, prepara-se para receber, amanhã (04), uma das suas festas anuais: a Feira de S. Brás.

Com organização da Comissão da Fábrica da Igreja, a feira tem “grande tradição na freguesia, por ser muito antiga”, afirmou João Pereira, presidente da Junta de Serpins, que apoia o evento a nível logístico.

Apesar de “ser mais uma feira do que uma festa”, João Pereira realça que continua a ter uma importante vertente religiosa, com a eucaristia ao S. Brás, seguida de procissão”.

A Comissão de Festas assegura que, de ano para ano, este evento se realize como “manda a tradição” e onde, além das celebrações religiosas, o conceito da feira passa também pela venda de diversos produtos, entre os quais se encontra um dos mais conhecidos: o figo.

Durante todo o dia, a zona envolvente do Cabeço da Igreja recebe vários expositores, que ali vendem os seus produtos. Dos figos às árvores de fruto, das flores aos produtos endógenos (de onde se destaca o mel da Lousã) e até roupa, todos estarão à venda na Feira de S. Brás de Serpins.

“Há de tudo um pouco à venda nesta feira”, realça Ricardo Lopes, da Comissão de Festas, adiantando que “antigamente vendiam-se muitos figos, hoje infelizmente já não”.

O membro da organização assegura, ainda, que o hábito neste dia é Serpins receber muitos visitantes de fora de freguesia, que aproveitam para assistir à procissão, mas também para comprar alguns produtos.

O dia tem início com uma arruada, pela zona da feira, com a Filarmónica Serpinense, seguindo-se a Eucaristia no Cabeço da Igreja (11h30) e a procissão de adoração ao S. Brás.

No salão paroquial, já totalmente renovado depois de ser totalmente consumido pelos incêndios de Outubro, os visitantes poderão encontrar um local para almoçar, uma forma de angariar dinheiro para a Comissão e de manter os apreciadores da festa por mais tempo no local. Chanfana, serrabulho ou pataniscas de bacalhau com arroz de feijão são algumas das iguarias que se poderão encontrar no espaço.

No domingo (04), haverá ainda tempo para o grupo “Caminheiros da Lousã” realizar a sua habitual “prova”, com saída do Parque Municipal de Exposições, pelas 08h00. O almoço será em Serpins, junto do recinto da feira e na tasquinha da Comissão de Festas, com o custo de oito euros, e o regresso acontecerá após a refeição.

A “Caminhada ao S. Brás”, promovida pelo Montanha Clube, tem, ainda, inscrições abertas.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com