Coimbra  20 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã terminou Campo de Trabalho Internacional “LixoZero”

28 de Julho 2021 Jornal Campeão: Lousã terminou Campo de Trabalho Internacional “LixoZero”

O Campo de Trabalho Internacional “LixoZero – Promoção da consciência ambiental” nas freguesias de Foz de Arouce e Casal de Ermio e de Serpins já terminou.

Foram doze dias de trabalho intenso, desde a recolha de pequenos lixos em bermas e espaços de lazer, ao desenterrar de monos, pneus e materiais de vários tipos em zonas de depósito indevido. Os jovens participantes tiveram a preocupação de agrupar os materiais por tipologia, para facilitar a recolha e tratamento diferenciados, em articulação com os parceiros locais.

O Campo permitiu ainda contribuir com pequenas melhorias em espaços de utilidade pública, como a pintura de um palco e de portões que servem a comunidade local.

Além do trabalho, o projecto contemplou ainda vários momentos de partilha e interculturalidade, bem como de lazer e socialização entre o grupo e a comunidade local.

Os momentos de vagar permitiram aos participantes experimentar a gastronomia nacional e ter contacto com a cultura tendo ainda visitado a cidade de Coimbra e da Figueira da Foz, o Castelo da Lousã e Santuário de Nossa Senhora da Piedade, culminando numa caminhada noturna à aldeia de xisto do Talasnal.

A iniciativa possibilitou aos envolvidos desenvolver competências pessoais, sociais e de cidadania, tais como a autonomia, autoconhecimento, comunicação, capacidade de resolução de problemas e de gestão de conflitos, competência intercultural, solidariedade, entre outras, enquanto exerciam um papel socialmente activo, através do voluntariado.

O evento contou com a presença de vinte jovens oriundos de: Croácia, Espanha, França, Hungria, Itália, Paquistão, Polónia e Portugal.

Durante o campo os participantes estiveram alojados no Pavilhão do Rancho Folclórico das Flores de Serpins e foram asseguradas pela Activar todas as medidas de segurança de acordo com as recomendações da DGS e do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude).

A iniciativa financiada pelo IPDJ contou com o apoio logístico da Junta de Freguesia de Foz de Arouce e Casal de Ermio, da Junta de Freguesia de Serpins e da Câmara Municipal da Lousã.