Coimbra  2 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã recebe Expedição Radical para diabéticos tipo um

8 de Junho 2023 Jornal Campeão: Lousã recebe Expedição Radical para diabéticos tipo um

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) vai realizar, entre os dias 10 e 12, a sexta edição da Expedição Radical. O programa consiste num “trekking” pela Serra da Lousã.

Nesta edição, os participantes vão atravessar a Via Ferrata da Serra das Talhadas e praticar a actividade de espeleologia na Gruta do Soprador do Carvalho. 

O objectivo é “educar para o tratamento da diabetes em contexto de exercício físico e estimular a solidariedade entre pares”, afirma a APDP.

Esta aventura junta um grupo de pessoas com diabetes tipo um, profissionais de saúde da APDP e uma equipa de guias de montanha credenciados da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, “de forma a garantir a segurança e bem-estar de todos os participantes”.

“Os anos passam, mas o nosso compromisso para com a educação para a diabetes não desaparece. Iniciativas como esta são cruciais para mostrar a importância que o desporto pode ter no tratamento da doença, mas também para desfazer mitos. Isto torna-se especialmente relevante quando falamos de pessoas que têm o desafio acrescido de integrar a diabetes na sua vida familiar e profissional”, explica José Manuel Boavida, presidente da APDP.

A coordenadora do Núcleo Jovem da Associação, Alexandra Costa, defende que “a observação das experiências de outras pessoas com diabetes pode, de certa forma, ajudar a ultrapassar as dificuldades da doença”.

Desde o seu lançamento, em 2017, as Expedições APDP já contaram com cerca de 130 participantes. “Além de aumentarem a autoconfiança nas decisões terapêuticas de quem vive com diabetes, contribuindo para uma melhor aceitação da mesma, têm como objectivo promover a melhoria do autocuidado, com benefícios clínicos e psicológicos”, completa a Associação.