Coimbra  25 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã realiza testes de despistagem à covid-19

21 de Abril 2020

A Câmara Municipal da Lousã está a realizar testes de despistagem à covid-19, no âmbito do estabelecido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Este processo conta, também, com a aprovação e acompanhamento das Autoridades Locais de Saúde.

Nesta fase estão a ser realizados a trabalhadores de IPSS que cuidam de idosos, bombeiros do concelho, militares em funções no posto da GNR da Lousã e trabalhadores da autarquia que asseguram funções essenciais.

Os testes serológicos foram adquiridos pela Câmara, estando certificados pela Comunidade Europeia e registados no Infarmed e são realizados através da colheita de uma amostra de sangue do paciente, que depois é processada em laboratório. Caso este primeiro rastreio seja positivo, seguir-se-á a necessária confirmação através da realização de testes de Biologia Molecular (Zaragatoa).

Para a realização da despistagem o Município conta com a colaboração da Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra, dos profissionais de saúde das instituições onde a mesma foi realizada e do laboratório Arunce, que realiza todo o processo laboratorial.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com