Coimbra  17 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã promove celebração de dias temáticos relacionados com o ambiente

18 de Março 2022 Jornal Campeão: Lousã promove celebração de dias temáticos relacionados com o ambiente

A Câmara Municipal da Lousã irá promover, em parceria com diversas entidades, um conjunto de actividades que têm como objectivo assinalar dias temáticos relacionados com o ambiente, nomeadamente o Dia Mundial da Árvore, o Dia Internacional das Florestas e o Dia Mundial da Água.

O programa de actividades inicia no dia 21 de Março, Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional das Florestas, com a plantação de árvores em diversos locais do concelho. Em parceria com o CLDS 4G “Lousã ATIVA” e com o Agrupamento de Escolas da Lousã, terá lugar uma acção de sensibilização sobre o uso de rega “gota a gota” na horta pedagógica da EB2 (esta acção decorrerá também no dia 22).

No mesmo dia, pelas 20h15, organizado em parceria com a Secção de Caminheiros do Montanha Clube, será promovida uma caminhada por espaços da vila e realizada a plantação simbólica de uma árvore.

Já no dia 22 de Março, entre as 17h00 e as 20h00, no âmbito do funcionamento do Mercadinho de Produtos Biológicos que decorre junto ao Mercado Municipal, será realizada uma acção de sensibilização para o uso consciente da água na produção biológica.

Entre as 22h00 e as 23h00, no âmbito da iniciativa “H2OFF”, promovida pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas e da Águas do Centro Litoral, a autarquia convida os munícipes a desligarem a água em suas casas neste período.

No dia 26 de Março, entre as 20h30 e as 21h30, será promovida mais uma edição da “Hora do Planeta”, sendo desligadas as luzes do Jardim dos Paços do Concelho e da Biblioteca Municipal. A autarquia desafio os munícipes a efectuarem simbolicamente a mesma acção em suas casas.

De referir que, entre os dias 22 de Março e o final da primeira semana de Abril, a autarquia promoverá a itinerância da exposição “A Vida nos Ribeiros da Serra da Lousã” em diversos estabelecimentos de ensino e espaços públicos do concelho.