Coimbra  25 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã: Passeio pelo património

23 de Novembro 2018

A Liga de Amigos do Museu Etnográfico de Louzã Henriques (LAMELH) vai promover, sábado (24), na Lousã, um passeio pelo património material e afectivo da zona da Estação.
Trata-se de uma zona compreendida entre o antigo Centro de Saúde e as instalações da EDP.
Com esta iniciativa, intitulada “Património da Louzã – do Hospital à Cadeia com paragem na Estação”, a LAMELH, com apoio do Jornal Trevim, assinala o Ano Europeu do Património Cultural.
A concentração das pessoas interessadas está marcada para as 10h30, junto ao antigo Centro de Saúde, na rua de Pires de Carvalho.
Foi lançado um desafio, para partilharem as memórias locais, a vários cidadãos que, de alguma forma, como moradores, comerciantes, industriais, trabalhadores ou estudantes, viveram uma realidade outrora pujante, graças ao caminho-de-ferro, que chegou à Lousã em 1906 e foi encerrado há quase nove anos, em Janeiro de 2010, sob promessa de um Metro de superfície que nunca avançou.
Ao longo do percurso, com breve visita ao Museu de Louzã Henriques, darão os seus testemunhos, por esta ordem, os seguintes lousanenses: Pedro Júlio Malta, João Poiares da Silva, Teresa Erse, José Redondo, Pedro Curvelo, António Ramos de Carvalho, José “100”, Carlos Ramalheiro, Conceição Carvalho e Pompeu Seco, entre outros.

Estação de boa memória

Saúde sob o signo de S. João / roupas, louças, tintas e ferragens / serralharia e bicicletas / ferrar burros e bestas / cama, mesa e roupa lavada! / Petinga de escabeche e vinho / Que licor, Senhor professor! / Oiro, prata e leite fresco / histórias com nível na passagem / Para já, bacalhau com grão! / Estações que tiveram vida / comboio para trabalhar e aprender / petiscos e néctares de Baco / tábuas, barrotes e falheiras / fitas e serradura, toda a gente procura! / Já cheira a café torrado! / Laranjada e pirolito / armazéns, oficinas e escolas / renovar viaturas e sapatos / Companhia com luz lousanense / Antes a cadeia do que o hospital?

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com