Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã: Modelo educativo da Status distinguido com prémio

1 de Abril 2021 Jornal Campeão: Lousã: Modelo educativo da Status distinguido com prémio

A iniciativa “Projectos de vida – Status do aluno”, dinamizada pela Status – Escola Profissional da Lousã, foi distinguida com o Prémio Criatividade e Inovação na Formação 2021.

O modelo educativo do estabelecimento de ensino profissional Lousanense estará entre as apresentações em destaque no VII Congresso Nacional da Formação Profissional.

O evento é organizado pela Forma-te – Portal da Formação e dos Formadores e irá acontecer a 21 de Maio, de forma online.

Patrícia Duarte, directora pedagógica, e Hugo Martins, director de comunicação, vão apresentar o projecto educativo da Status, que “tem o aluno no centro da inovação em educação”, disse a escola profissional.

“Cada um dos 180 alunos tem o seu projecto de vida, um projecto baseado na sua paixão, na sua motivação, na sua proatividade, em pesquisa e em soluções”, afirmou a Status.

De acordo com a instituição, quando os alunos ingressam na escola são apoiados pelo gabinete “#PROrienta-te”, composto por uma equipa preparada para ajudar a encontrar e projecto de vida de cada um destes estudantes.

Caso o aluno revele características empreendedoras, participará de forma activa no “#PROstart”, “um programa de empreendedorismo que coloca à disposição dos alunos todos os recursos, condições técnicas e parcerias necessárias ao desenvolvimento da sua ideia, e futuramente do seu negócio, através da sua entrada na Incubadora de negócios onde podem continuar a ser apoiados de forma a solidificar o seu projecto”.

Se o estudante quiser trabalhar por conta de outrem – “#PROmercardo” – será preparado para solidificação de competências necessárias ao mercado de trabalho, complementando toda a preparação técnica escolar prevista no plano curricular do curso.

“O ‘Sneakers Camp’ une todos os alunos, em função dos seus objectivos, colocando-os em momentos de criação e desenvolvimento, liderando ou fazendo parte de equipas de trabalho orientado para atingir objectivos propostos”.

Para além disto, conta-se com a presença de empresários, para que os alunos possam apresentar as ideias e, neste sentido, “poderem tornar realidade a execução do projecto em ambiente real, e a sua possível contratação”.

A Status salienta que “os projectos de vida dos alunos se interligam entre si e têm gerado ideias de negócio inovadoras com provas dadas”.