Coimbra  2 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã: Marchas Sanjoaninas atraíram milhares de pessoas

26 de Junho 2023 Jornal Campeão: Lousã: Marchas Sanjoaninas atraíram milhares de pessoas

A Avenida Dr. José Maria Cardoso, na vila da Lousã, foi palco das Marchas Sanjoaninas que reuniram milhares de pessoas. Ao todo, foram nove marchas desfilando pelas ruas, sendo três infantis e seis adultas.

A Santa Casa da Misericórdia da Lousã emocionou o público com o tema “Afectos entre Gerações”, enquanto a marcha popular dos “10 anos ACTIVAR no São João” trouxe memórias especiais. As crianças do Rancho Flores de Serpins encantaram com o tema “O Livro, uma janela aberta para o sonho”.

Outras marchas também mostraram o seu talento e criatividade. As Pegadas D´Emoção de Foz de Arouce e Casal de Ermio destacaram os “Sabores da nossa terra”, enquanto o grupo da ARCIL animou o público com o tema “Vamos ao circo”. O Clube Recreativo apresentou “Vilarinho a costurar” e a Marcha dos Cinco Lugares da União Recreativa encantou a todos com uma “Ode à Paz”. A Associação Recreativa, Cultural e Social (ARCS) das Gândaras relembrou as “Terras da Chanfana – 7 Maravilhas da Gastronomia”, e os adultos do Rancho Flores de Serpins trouxeram “Serpins, uma janela aberta para o Mundo”.

Após o desfile das marchas populares na sexta-feira à noite, a festa continuou com arraiais espalhados pela vila. O evento, que este ano durou quatro dias, contou com diversos concertos, Miguel Araújo, no dia 24 de Junho, e Quim Barreiros, no dia 25 de Junho.

O presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, destacou a importância das Marchas Sanjoaninas como uma afirmação da identidade e qualidade existente no concelho. Ele expressou o seu agradecimento a todos os envolvidos e parabenizou o desfile das nove marchas, que envolveu mais de 500 pessoas directamente.