Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã investe 760 000 euros na regeneração urbana do centro da vila

7 de Janeiro 2020 Jornal Campeão: Lousã investe 760 000 euros na regeneração urbana do centro da vila

A Câmara da Lousã vai investir 760 000 euros em duas empreitadas de regeneração urbana de várias ruas e de uma praça do centro da vila, segundo anunciou a autarquia, após uma sessão de apresentação dos projectos aos munícipes.

As obras contemplam a repavimentação total das áreas abrangidas, com a criação de 25 novos lugares de estacionamento. Estão, igualmente, projectados “o redimensionamento de passeios e zonas de circulação pedonal, a instalação de mobiliário urbano e a criação de espaços verdes e arborização”, acrescenta o Município.

“Estas são intervenções importantes que se inserem na estratégia de regeneração urbana definida pelo executivo e que têm como objectivos reforçar a qualidade de vida e atractividade da vila da Lousã”, afirma o presidente da Câmara, Luís Antunes.

A primeira empreitada começa no dia 13 (segunda-feira) e decorrerá de forma faseada na praça de Luís de Camões e na rua de Henrique Figueiredo, tendo uma duração prevista de 120 dias. Representa um investimento de 300 602,69 euros, com uma comparticipação comunitária de 195 391,75 euros.

A segunda empreitada significa um investimento de 459 063,29 euros, com uma comparticipação de 230 688 euros da União Europeia, e compreende a avenida de São Silvestre e a rua de António Batista de Almeida, tendo uma duração prevista de 140 dias. As obras abrangem, ainda, a rua de Eugénio Lemos.

Integradas no Plano Estratégico para a Regeneração Urbana (PERU), estas obras “significam, também, um investimento financeiro da autarquia relevante”, enfatiza Luís Antunes.