Coimbra  15 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã inaugura obras de requalificação do castelo medieval

26 de Abril 2019

O Município da Lousã investiu 354 000 euros na requalificação e acessibilização do castelo medieval, cujas obras vão ser inauguradas amanhã (sábado).

“É um investimento acrescido na oferta turística do concelho”, disse, hoje, à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, indicando que “toda a intervenção foi validada” pela Direcção Regional de Cultura do Centro.

O autarca socialista informou que o projecto implicou um investimento global de 354 000 euros, montante que inclui uma comparticipação da União Europeia de 213 000 euros.

Construído no século XI e classificado em 1910 como monumento nacional, o castelo está situado junto às ermidas e piscina fluvial da Senhora da Piedade, em plena Serra da Lousã.

A intervenção visou, sobretudo, “a criação de condições de acessibilidade directa dos visitantes à torre de menagem e de circulação no interior da muralha”, indicou Luís Antunes.

As obras incluíram a construção de um miradouro e de um posto de acolhimento e informação de turistas, com instalações sanitárias, nas proximidades do também designado Castelo de Arouce, além de iluminação decorativa.

“Estas obras são uma beneficiação muito significativa do monumento”, sublinhou o presidente da Câmara.

Na inauguração, às 15h00, deverão participar o presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, a directora regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, o presidente interino da Comunidade Intermunicipal da Região do Centro, José Carlos Alexandrino, e um representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com