Coimbra  27 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã: Festival do Cabrito coincide com efeméride no “Burgo”

24 de Abril 2019

José Carlos Alexandrino, presidente em exercício da CIM – Região de Coimbra, e o líder do Município lousanense, Luís Antunes

O começo do Festival Gastronómico do Cabrito coincidiu, hoje, com a celebração, na Lousã, do 30º. aniversário de desempenho da gerência do restaurante “Burgo”, a cargo de António Dias.

O autarca anfitrião, Luís Antunes, fez notar que aos dois eventos se juntou a comemoração do 45º. aniversário da revolução de 25 de Abril.

A efeméride da “Revolução dos cravos” levou o presidente da Câmara da Lousã a evocar 25 de Abril [de 1974], o seu simbolismo e alcance, a par das conquistas que ele proporcionou.

Neste contexto, foi declamado um poema da autoria de Manuel Alegre, alusivo a um mês de “cravo (…), de mão na mão e sem fantasmas, esse Abril em que Abril floriu” nas espingardas do Movimento das Forças Armadas.

Treze restaurantes participam no Festival Gastronómico do Cabrito da Lousã, iniciado hoje e que prossegue até 01 de Maio.

A Câmara lousanense assinala que “a inovação não se esgota na estratégia da autarquia, estando presente lado a lado com a tradição nas ementas dos restaurantes aderentes”, “Burgo”, “Ti Lena”, Villa Lausana, Sabor d’Art, Sabores da Aldeia, Hotel Palácio – Restaurante A Viscondessa, Churrasqueira Borges, “O Gato”, “O Pancinhas”, Mimosa da Beira, Alto do Padrão, “Adega da Villa” e “Tó dos Frangos”.

Para acompanhamento da refeição de cabrito é possível apreciar o vinho de Foz de Arouce e outro néctar, que dá pelo nome de Licor Beirão.

Esta iniciativa insere-se, por isso, “na estratégia do Município de promoção do território, produtos endógenos e dinamização do comércio tradicional”, como refere a autarquia, adiantando que ela conta com o apoio da entidade regional Turismo Centro de Portugal, Associação Empresarial da Serra da Lousã (AESL), Quinta de Foz de Arouce, Lousãmel, Licor Beirão, Pastelaria de S. Silvestre e Delta Cafés.

Para a 14.ª edição do evento, o programa apresenta como inovação o sorteio de um cabaz promocional com produtos do concelho por restaurante, a par de outro sorteio para um fim-de- semana num alojamento da Lousã.

A principal autarquia lousanense sugere, por outro lado, visitas às ermidas e piscinas naturais da Senhora da Piedade, junto ao castelo, e caminhadas através de percursos pedestres.