Coimbra  22 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã: Feira de S. João dá destaque às tradições e música portuguesa

23 de Junho 2017 Jornal Campeão: Lousã: Feira de S. João dá destaque às tradições e música portuguesa

“Um dos maiores eventos da Lousã e da região” está de regresso ao concelho com uma programação rica e variada. A Feira Anual de São João, na Lousã, começou já na passada semana e mantém-se até domingo (25).

As ruas da vila enchem-se de gente, nos próximos dias, para as festas em honra do seu padroeiro: São João, em que não vão faltar os tradicionais arraiais, a sardinha assada, as sempre tão aguardadas marchas populares, a Mostra Comercial e Industrial, a “Feira Popular”, e, claro, a animação musical. Neste campo, os destaques vão para os artistas portugueses Diogo Piçarra, Amor Electro e Ana Moura.

Na apresentação oficial da Feira, Luís Antunes, presidente da autarquia lousanense, destacou este certame como tendo um peso muito importante na “dinâmica económica” do concelho, servindo como “momento de afirmação da vila da Lousã em diferentes domínios”.

O édil realçou “as tradições e a cultura popular, a expressão empresarial das empresas lousanenses e o movimento de convívio e interacção entre todos os habitantes, proporcionado pela Feira Anual”.

Com uma componente tradicional bastante forte, o certame tem já ultrapassado as fronteiras do concelho, atraindo visitantes de toda a região.

Desde a semana passada que a vila tem acolhido diversas iniciativas, de cariz cultural, musical e, também, desportivo.

No passado sábado (17), decorreu a inauguração da exposição “Lousã”, que vai estar patente no Museu Etnográfico de Dr. Louzã Henriques, até 30 de Julho. A mostra integra fotografias que retratam a Lousã pelos olhos de fotógrafos lousanenses.

Ao nível desportivo, realizou-se o torneio Michel Coll – Sevens S. João e a XVII Descida noturna da Serra da Lousã. Infelizmente, para o último domingo (18), estava marcada uma das provas mais aguardadas pelos adeptos das caminhadas, o “Louzan Trail 2017”, que, devido aos incêndios na região Centro, teve de ser cancelada.

Vila anima-se durante os próximos dias

Até domingo (25) a Lousã vai estar em festa com as diversas iniciativas programadas pela autarquia para celebrar o São João.

“Queremos que seja o melhor São João de sempre, até porque temos um programa variado e rico, que vai de encontro aos diversos gostos e expectativas, quer dos lousanenses, quer de toda a região, e pensamos através desta oferta captar a atenção e a vinda de muita gente ao concelho da Lousã”, salientou Luís Antunes, adiantando que com a Mostra Comercial e Industrial, a Feira Popular e os eventos complementares, estão reunidas as condições para “uma celebração do São João em grande”.

O destaque para hoje é a inauguração oficial da Mostra Comercial e Industrial, a partir das 18h00, no Parque Municipal de Exposições, que conta com a participação de 60 expositores, na sua grande maioria do concelho. Este certame mantém-se aberto ao público, com entrada gratuita, até dia 25 (domingo). Segue-se uma noite dedicada à música portuguesa com os “Não há duas sem três” e o bem conhecido Diogo Piçarra. Às 22h00, os visitantes poderão assistir a um espectáculo de flashmob pela Escola Profissional da Lousã.

A noite mais aguardada vive-se, hoje, a partir das 21h15, com o desfile das marchas Sanjoaninas, a “alma da festa de S. João”, como apelidou o autarca lousanense. O desfile vai percorrer as ruas da Lousã: avenida de Dr. José Cardoso, rua de Dr. Henrique Figueiredo e avenida de São Silvestre, num evento que é sempre bastante participado e com muito público na assistência, onde participam cerca de 500 marchantes, de duas marchas infantis (Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia da Lousã e ACTIVAR) e sete marchas adultas (Rancho Folclórico Flores de Serpins; Clube Recreativo Vilarinhense; Associação Recreativa Cultural e Social das Gândaras; Grupo Desportivo Arouce Praia; Marchas dos 5 Lugares; Marcha da Vila da Lousã e ARCIL). A noite segue, às 00h00, com um baile animado pela banda Anarkia, bem como com os arraiais populares em diversos locais da vila.

Amanhã (24), dia de feriado municipal, o destaque vai para a Gala dos Prémios “Lausus”, uma cerimónia durante a qual se pretende “reconhecer pessoas e entidades que contribuem para o desenvolvimento do concelho, conferindo-lhes um estímulo adicional para que continuem a ser parceiros da autarquia, neste processo de desenvolvimento e afirmação da marca Lousã”, adiantou o édil lousanense. A sessão vai decorrer, como é hábito, no Cineteatro da Lousã, às 17h00.

Para este dia está, ainda, previsto o descerramento de uma placa toponímica da rua de João Madeira Marçal, pelas 14h00. Um hora e meia mais tarde terá lugar o lançamento das obras do Hospital de São João – Louzan, nas instalações da unidade hospitalar.

A noite será animada por Jorge Batista & Companhia, às 22h00, e uma das grandes bandas nacionais: os Amor Electro. À 01h00, entram em palco os DJs “P*ta da Loucura / Pimba Chic”.

Para domingo (25), às 08h30, está previsto o VI Encontro Nacional de Vespas da Louzan, com concentração no parque de Carlos Reis, e o espectáculo de Ramiro Simões e da fadista Ana Moura, a partir das 21h30, no Parque Municipal de Exposições. À tarde, pelas 16h00, o Cineteatro acolhe o espectáculo “Memories 2016”.

Outra das grandes atracções deste certame é, claro, a “Feira Popular”, que vai atrair miúdos e graúdos aos mais de 70 carrosséis e “barraquinhas”, e que irá decorrer até domingo.

O orçamento deste ano está “em linha com as edições anteriores”, situando-se nos 95 000 euros, esperando a autarquia em arrecadar de receitas cerca de 30 000 euros.