Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã espera dez mil visitantes nos Fins-de-Semana do Cabrito

22 de Abril 2024 Jornal Campeão: Lousã espera dez mil visitantes nos Fins-de-Semana do Cabrito

Se há algo que a Lousã sabe fazer bem é celebrar a gastronomia local. E este ano não é excepção! A Câmara Municipal da Lousã está pronta para levar os apreciadores de boa comida numa verdadeira viagem culinária com os Fins-de-semana Gastronómicos do Cabrito 2024, que decorrerão de 25 a 28 de Abril e de 1 a 5 de Maio.

 

O sabor tradicional do Cabrito Assado: uma receita para o sucesso

 

Nada melhor do que começar pelo prato principal: o cabrito assado. A receita é simples, mas cheia de sabor. Basta uma marinada de alho esmagado, sal, azeite, colorau, louro e piri-piri para temperar o cabrito. Deixa-se repousar, regado com vinho branco, e depois é só levar ao forno com batatinhas durante cerca de 3 horas. Uma autêntica iguaria que promete conquistar até os paladares mais exigentes!

Este ano, para além do tradicional cabrito assado, os restaurantes da região decidiram inovar e apresentar abordagens mais modernas ao receituário local.

O cabrito pode ser rei, mas não está sozinho no trono gastronómico da região. Há espaço para outros produtos igualmente deliciosos! Desde o doce mel até às reconfortantes castanhas, passando por sobremesas que incorporam o famoso Licor Beirão, produzido na Lousã.

 

 

Ementas de dar água na boca

 

Mas não é só de cabrito assado que se fazem estes fins-de-semana gastronómicos. Com 19 restaurantes aderentes, as opções são vastas e variadas. Desde entradas deliciosas a sobremesas de fazer crescer água na boca, há de tudo um pouco para todos os gostos.

A Câmara Municipal da Lousã prevê a participação de cerca de dez mil visitantes nos Fins-de-semana Gastronómicos do Cabrito.

Mas não é só a quantidade de comensais que bate recordes. Também o número de restaurantes aderentes, prontos para deliciar os paladares mais exigentes, superou a marca dos anos anteriores.

 

 

Programa de animação: música, poesia e cultura

 

E porque a festa não é só feita de comida, há também um programa de animação diversificado para complementar estes fins-de-semana. Desde concertos comemorativos dos 50 anos do 25 de Abril até à declamação de poemas em vários restaurantes do festival, há entretenimento para todos os gostos e idades.

 

Ofertas e prémios

 

Além de desfrutar das iguarias locais e da animação cultural, os visitantes têm ainda a oportunidade de aproveitar as ofertas no comércio local e de participar no sorteio de um Cabaz de Ofertas e Produtos Locais. Uma forma de levar um pouco da Lousã para casa e recordar estes dias tão especiais.

Com tanto para ver, provar e sentir, os Fins-de-semana Gastronómicos do Cabrito 2024 na Lousã prometem ser um verdadeiro festim para os sentidos.