Coimbra  2 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã é um dos municípios mais sustentáveis

25 de Novembro 2016 Jornal Campeão: Lousã é um dos municípios mais sustentáveis

A Lousã está entre os seis municípios mais sustentáveis de 2016, segundo um índice resultante dos 21 critérios de classificação do programa ECOXXI, que atribuiu, hoje, em Coimbra, bandeiras verdes de sustentabilidade a 43 autarquias.

A lista de concelhos  mais sustentáveis de 2016 integra, para além da Lousã, também Loulé – que atingiu o primeiro lugar – Cascais, Guimarães, Águeda e Pombal, municípios que obtiveram um índice igual ou superior a 80 por cento nos critérios analisados.

A candidatura elaborada pela Câmara Municipal da Lousã destacou-se em critérios como a educação ambiental, emprego, áreas classificadas, conservação da natureza e da biodiversidade, gestão e conservação da floresta, qualidade do ar e informação ao público, mobilidade sustentável e agricultura e desenvolvimento rural sustentável.

O galardão, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa e que comemora 10 anos, destina-se a premiar as boas práticas e políticas ambientais dos municípios portugueses.

Em 2016, foram submetidas 46 candidaturas (mais três do que em 2015) e 93,50 por cento dos candidatos (43 em 46) alcançaeam índices acima dos 50 por cento, limite para a atribuição da bandeira verde.

Refira-se que esta é a quarta vez que o Município da Lousã se candidata, tendo, ano após ano, subido de patamar, e havendo atingido, este ano, o primeiro patamar desta iniciativa.

Destaque ainda para o facto de, no âmbito dos 19 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, a Lousã ter sido a autarquia que mais se evidenciou.