Coimbra  17 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã é dos raros concelhos com mais partos do que óbitos

18 de Setembro 2018

O Município da Lousã anunciou, hoje, ser o único da região Centro com mais partos do que óbitos, figurando entre os 32 (dos 308) concelhos portugueses habilitados a melhorar a demografia.

“A Lousã é um dos 32 concelhos onde o saldo natural [demográfico] é positivo, ocorrendo mais partos do que falecimentos”, assinala a Câmara local, liderada por Luís Antunes (PS).

Segundo a autarquia, a inclusão do Município lousanense no ranking elaborado pelo Instituto Nacional de Estatística é “ilustrativa da qualidade de vida existente no concelho, onde as pessoas e a coesão social são uma prioridade estratégica”.

De acordo com a edilidade, “também os investimentos estruturantes em infra-estruturas e serviços de qualidade, aliados a um tecido empresarial e associativo resiliente e empreendedor, fazem da Lousã um óptimo local para desenvolvimento pleno dos cidadãos e onde a pirâmide etária ainda mantém uma base forte”.

A Câmara lousanense alude, igualmente, a “medidas directas de apoio às pessoas, como a tarifa familiar de água, ajuda a cidadãos” economicamente desfavorecidos e a alunos com necessidades educativas especiais, sem esquecer transportes e refeições escolares como “importante contributo para a harmonia social no concelho”, levando tais iniciativas a que, durante cinco anos consecutivos, o Município haja sido distinguido como possuidor de “Autarquia + familiarmente responsável”.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com