Coimbra  9 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã com rastreios para envelhecimento saudável

15 de Julho 2021 Jornal Campeão: Lousã com rastreios para envelhecimento saudável

No próximo sábado, dia 17 de Julho, a partir das 09h00, no Mercado Municipal da Lousã, vai ser realizada mais uma edição do “Mente sã em Corpo são”, um rastreio itinerante que visa dar aos seniores a possibilidade de saberem como estão, e sobretudo o que podem fazer para envelhecer bem, de forma activa, segura e feliz.

O rastreio que vai “andar” pelo concelho em sítios estratégicos, para que seja acessível a todos os seniores, conta com a equipa do Rede Cuidas, permitindo assim, em tempo útil, informar e sensibilizar para a importância de pensar no plano de envelhecimento activo, que qualquer pessoa devia ter, para poder envelhecer da forma como quer e deseja, em função das suas características, vontades, condições, saúde e suporte.

Esta é uma das actividades do Projecto Rede Cuidas – Cuidados Interdisciplinares Domiciliários de Apoio ao Sénior – apoiado pela Portugal Inovação social e pelo investidor, RL10 sport, que permitiu aos seniores da Lousã, terem acesso gratuito a uma equipa multidisciplinar que permite apoiar e treinar os seniores que pretendem planear o seu envelhecimento, e fazê-lo acontecer de forma integrada e feliz, retardando, ou mesmo evitando a institucionalização.

Esta Rede Concelhia, que congrega mais de 30 entidades publicas e privadas e que é dinamizada pela ADSCCL desde 2020, já chegou a mais de 215 seniores, com os quais já foi implementada a metodologia inovadora “CUIDAS” e implementado o plano de envelhecimento activo, com actividades diversificadas e ajustadas às escolhas de cada pessoa, e no seu domicílio.

No período de confinamento o projecto assumiu funções de grande suporte da população sénior, contactando e aferindo do bem-estar da população sénior, na qual apoiou mais de 1 000 pessoas, informando, prevenindo o isolamento e a solidão, e apoiando na resolução de situações emergentes de necessidades básicas e saúde e bem-estar.

A ADSCCL – Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares é uma instituição particular de solidariedade social que actua no concelho da Lousã, Condeixa e Figueira da Foz, tendo desde 2012 iniciado o caminho da inclusão com projectos de inovação social para o desenvolvimento local sustentável e inclusivo. Tem em funcionamento a Rede Cuidas, a Microninho + IN – Incubadora Social e de Inovação, a Microninho ISI na Figueira da Foz e o Famílias com Afectos, na Lousã. Rede Cuidas, uma rede de cuidados interdisciplinares domiciliários de apoio ao senior que acredita que seniores felizes são património de comunidades vivas e sustentáveis.